Voltar   Fórum BMW CKLT > Motos > Discussão geral sobre outros modelos BMW
Nome
Password
Discussão geral sobre outros modelos BMW Discussão sobre toda a gama de motos BMW, que não se enquadrem nos restantes fóruns

Responder

Opções Procurar neste Tópico Visualizar

Problemas travão de trás
Antigo Mon 18 de January de 2010, 22:13   #1
Jose Correia
Iniciante

Jose Correia está Offline
Data de registo: Jan de 2010
Local: Massamá
Predefinido Problemas travão de trás

Bom dia pessoal...

Aproveito para primeiro de tudo agradecer ao pessoal que tem relatado aqui os problemas que tem tido com as suas F800's. Muito têm servido esses avisos para que não sejamos apanhados desprevenidos. o meu muito agradecido.

É embuido desse espirito que abro este novo tópico.

Ao comprar a minha F800ST desde o início que me deparei com o facto de a mota prender muito o eixo traseiro. Isto acontecia especialmente após uma travagem (suave ou dura), e quando a afinação do pedal se encontrava, diria eu, adequada...

Ao detectar este comportamento anormal pensei que se devesse ao facto de o pedal do travão estar afinado muito em cima. Pois já tinha rolado 1000Km's nessa situação e quase que já me tinha habituado.
Re-afinei o pedal do travão de trás para que o eixo traseiro não prendesse.
Desta forma rolei cerca de 9.000 KM's com o pedal do travão afinado muito em baixo e exigindo uma certa atenção na altura de o utilizar.

Na revisão dos 10.000Km's, efectuada na Santomar em Alfragide, foi detectado uma avaria no sistema de travão traseiro.

Alegadamente o tubo do fluido hidraulico para a maxila traseira após o bombito do travão estaria danificado e deixava somente passar óleo hidraulico no sentido da maxila.

Consequências...

1. Com o aquecer do óleo este expandia e ainda se notava mais e dai o facto de ao iniciar o andamento não se notar nada.
2. O sistema de ABS ficava viciado e quando tentava actuar ficava sem força e tinha de largar a manete e voltar a agarrá-la para conseguir travar. (no fundo estava a andar sem ABS).
3. Com o prender do travão o disco traseiro sobreaqueceu e ficou meio azulado (logo nos primeiros 20km's que fiz antes de reafinar o pedal do travão).

Solução:

O pessoal da Santomar foi incansável e foram revendo uma após outra todas as possibilidades. Levando a uma estadia de quase um mês no "doutor".

No final de contas levou tubagens, distribuidor, bombitos, maxilas, disco de trás e pastilhas novas, de valor de cerca de 1200 euros, tudo ao abrigo da garantia.

Desde esta substituição não tive mais problemas a relatar.

É estranho isto acontecer, ainda para mais quando estamos a falar de travões Brembo. É tudo uma questão de estatística...

Antigo Wed 10 de February de 2010, 22:08   #2
Gil Pereira
Veterano

Gil Pereira está Offline
Data de registo: Apr de 2008
Local: Porto
Predefinido

Após ler o teu relato, estranho o facto de após teres detectado a "anomalia", e estando a moto na garantia, teres "mexido" na dita ao invés de a levares imediatamente à oficina....
Neste caso não houve consequências dado ser apenas uma questão de afinação, mas determinadas "mexidelas" podem custar-te a garantia, sendo assim preferível antes de nada telefonar para o mecânico e perguntar a opinião.

No entanto, ainda bem que tudo acabou bem!

BMW R1200RT '09
ex BMW F800ST '08
ex Suzuki GSX-R 750 SRAD '01
Gilera SP01 125 '92
ex Yamaha RZ 80 '90
www.projecta.com.pt

Antigo Fri 26 de February de 2010, 13:58   #3
João Casinhas
Veterano

João Casinhas está Offline
Data de registo: Jul de 2008
Local: Magoito - Sintra
Predefinido

Ainda bem q tudo acabou bem e q n te disseram q era normal.

em relação à minha 800s nada tenho a apontar. Uma boa maquinaria.

João Casinhas

"The best all round bike in the world just got better"
Responder

« Anterior | Seguinte »

De momento existem os seguintes utilizadores a ver este tópico: 1 (0 membros e 1 visitantes)

Opções Procurar neste Tópico
Procurar neste Tópico:

Pesquisa Avançada
Visualizar

Permissões para colocação de mensagens