Ver versão completa : F800 vista à lupa
Hellraiser
Thu 31 de August de 2006, 14:41
Em honra aos actuais e futuros possuidores destas grandes máquinas, aqui deixo este tributo à mecânica das nossas meninas.
Curiosidade:
É um facto que ambos os cilindros sobem e descem ao mesmo tempo.
Em mecânica, dizem-se desfazados de 360º. Ou seja, ocorre uma explosão por cada volta completa da cambota. Isto, foi o "truque" utilizado para aproximar a sonoridade do motor à de um Boxer.
Elaborando melhor... enquanto um cilindro sobe, está em fase de compressão. Em simultâneo, o outro está em fase de escape... Quando a compressão termina no primeiro, termina a fase de escape no segundo. De seguida, dá-se a explosão no primeiro cilindro, q inicia a fase de escape, enquanto o segundo está a descer em fase de admissão. Depois, o processo repete-se... ao ritmo determinado pelo punho! :D
PJNogueira
Thu 31 de August de 2006, 16:17
João,
Muito interessante esta tua explicação do funcionamento do motor das F800.
Estou ansioso por passar á aula prática com a minha muito esperada mas que nunca mais vem F800...:wacko:
Abraço
Pedro
thunderwalk
Thu 31 de August de 2006, 18:40
João,
Muito interessante esta tua explicação do funcionamento do motor das F800.
Estou ansioso por passar á aula prática com a minha muito esperada mas que nunca mais vem F800...:wacko:
Abraço
Pedro
ouvi hoje um passarinho a dizer-me que iam preparam uma F800:bigsmile:
PJNogueira
Thu 31 de August de 2006, 19:33
ouvi hoje um passarinho a dizer-me que iam preparam uma F800:bigsmile:
A Sério Rui??:blink: :blink: :blink:
O passarinho disse-te a cor? Azul??
Acho que ainda não... :notrust: :notrust: :notrust:
Ainda me fazes ir para a porta do stand...
thunderwalk
Mon 04 de September de 2006, 21:45
A Sério Rui??:blink: :blink: :blink:
O passarinho disse-te a cor? Azul??
Acho que ainda não... :notrust: :notrust: :notrust:
Ainda me fazes ir para a porta do stand...
Afinal era vermelha, e a F650GS, sorry, mas está quse, está quase :D
Gandalf
Fri 08 de September de 2006, 18:09
Em honra aos actuais e futuros possuidores destas grandes máquinas, aqui deixo este tributo à mecânica das nossas meninas.
Curiosidade:
É um facto que ambos os cilindros sobem e descem ao mesmo tempo.
Em mecânica, dizem-se desfazados de 360º. Ou seja, ocorre uma explosão por cada volta completa da cambota. Isto, foi o "truque" utilizado para aproximar a sonoridade do motor à de um Boxer.
Desculpa lá mas já li e reli o teu post e continuo a não conseguir perceber um detalhe.
Dizes que os ciclos de motor estão desfazados 360º mas pela explicação a mim parecem-me 180º.
Deve haver por aí um pormenor qualquer a escapar-me.
Pela explicação tens o ciclo de 4 tempos, desfasado de 2, ou seja de meio ciclo, uma situação dita de oposição de fase, tal como com os boxer e muitos outros motores de 2 ciclindros.
Mas neste caso o desfazamento de ciclo não são 180º, ou seja meio ciclo?
Jorge Ferreira
Hellraiser
Fri 08 de September de 2006, 19:52
Creio que com desfazamento de 180º na cambota, os pistons teriam movimentos contrários... e daqui resultavam duas explosões por cada volta completa da cambota... Enquanto um subisse, o outro descia...
Com um desfasamento de 360º, apenas um cilindro "explode" por cada volta completa da cambota.
Aqui há um parágrafo referente a este assunto:
http://www.motorcycledaily.com/04april06_bmw_f800st.htm
Aqui deixo um vídeo em holandês onde se ilustra o princípio da coisa.
http://www.motorxperience.tv/toontext.asp?id=14301
Já agora, acredito q uma pesquisa no Google por "bmw f800 360 degree" devolva artigos suficientes para esclarecer esta questão. :idea:
Gandalf
Sat 09 de September de 2006, 00:43
Creio que com desfazamento de 180º na cambota, os pistons teriam movimentos contrários... e daqui resultavam duas explosões por cada volta completa da cambota... Enquanto um subisse, o outro descia...
Com um desfasamento de 360º, apenas um cilindro "explode" por cada volta completa da cambota.
Aqui há um parágrafo referente a este assunto:
http://www.motorcycledaily.com/04april06_bmw_f800st.htm
Aqui deixo um vídeo em holandês onde se ilustra o princípio da coisa.
http://www.motorxperience.tv/toontext.asp?id=14301
Já agora, acredito q uma pesquisa no Google por "bmw f800 360 degree" devolva artigos suficientes para esclarecer esta questão. :idea:
Obrigado pelos links.
Mas quando li este teu post, percebi logo qual era o mal entendido. :idea:
Tu estavas a referir-te ao movimento angular da cambota enquanto eu estava a raciocinar em termos do ciclo motor. :embaraço:
Como 1 ciclo motor (ciclo de otto aka 4 tempos) corresponde a duas revoluções completas da cambota (360º+360º) a minha oposição de fase (meio ciclo ou 180º) do ciclo motor corresponde direitinho à tua volta completa (360º) da cambota.
Está resolvido o mistério.
Defeitos de mexer mais de matemática e física do que em motores. Se bem que gosto muito deles, de os perceber e de os (des)afinar.
Mas não passo de um curioso. :smile:
Abração
Jorge Ferreira
VINICIO DUARTE
Sat 09 de September de 2006, 11:26
É Pá, afinal esta malta não é só comer, comer, comer, também são bons na mecânica.:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:
Joao Antunes
Mon 24 de September de 2007, 21:57
Boas!!
Alguem me sabe dizer a velocidade maxima desta máquina??
Um abraço
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.