PDA

Ver versão completa : Pneus... dórigem... :)

Adfc
Tue 22 de August de 2006, 21:59
Caros,

Após algumas provocações por parte de um certo "çáite administréitór" :blink: :lingua: , gostaria de também eu provocar aqui a discussão relativamente aos melhores pneus para as RT´s... ou aos melhores pneus na vossa opinião.

Os que vinham instalados na minha são os:
- Michelin Pilot Road B F TL 120/70 ZR 17 M/C (58W) (Frente) e Michelin Pilot Road K TL 180/55 ZR 17 M/C (72W) (Trás).

No site dos USA (http://www.bmwmotorcycles.com/bikes/bike.jsp?b=r1200rt) encontrei informação relativamente a outras marcas / modelos que servem a R1200RT.... vale a pena dar uma vista de olhos... penso eu de que. :fixe:

Os meus pneus tem uma aderência boa em todo o tempo, apesar de achar o desgaste um pouco rápido (deve durar no total 12000Kms o de trás).

E o que diz a vossa experiência?

Nuno Pinto Basto
Wed 23 de August de 2006, 09:30
Olá!
Curiosamante é um assunto que já ando há algum tempo para falar....os pneus da RT 1200.
A minha vem equipada com os Bridgestone, que sempre pensei serem dos melhores pneus...no entanto, as vezes tenho apanhado alguns sustos um pouco parvos, do estilo, ir a curvar nas calmas, e apanhar uma passadeira na estrada e a mota deslizar...ou então, ir na estrada, e isto tem-me acontecido na zona da A2 que está em obras (...seixal...), em que vou também nas calmas, e devido ás irregularidades da estrada a roda procura outro caminho...ás vezes parece mesmo que a mota não tem peso á frente...

Já falei com mais pessoas com RT 1200, que dizem ter Metzeler, e que não têm problemas nenhum destes, alguns afirmando mesmo que já exprimentaram outros pneus e que estes são os melhores...

Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!

Um abraço
Nuno Pinto Basto

luisvic
Wed 23 de August de 2006, 09:42
Os pneus Bridgestone foram considerados durante anos como sendo dos melhores.

Ultimamente e por razões que se desconhecem (ou que eu desconheço), têm-se verificado multiplas recalamções quer em pneus de carro quer de moto, relativas à qualidade dos mesmos.

Fica aqui uma amostra de algo que nunca tinha visto num pneu de moto em mais de 30 anos.

Assim a Bridgestone não vai a lado nenhum e uma situação destas pode dar origem a um acidente de drásticas consequências.

thunderwalk
Wed 23 de August de 2006, 09:44
Já agora, quando vai depressa na RT (...estilo 200 ou 210Km/h...), sente a mota muito leve á frente?!

Olá Miguel, sem querer meter a foice em seara alheia, pois tenho uma GS:idea: , mas o facto de sentires a mota mais leve à frente poderá estar relacionado com o ajuste da pre-carga. dá uma vista de olhos.

apenas os meus 5 cents.

Abraço

Adfc
Thu 24 de August de 2006, 01:34

Das poucas vezes que ultrapassei os 180Km/h, não notei essa sensação que diz.
Se calhar porque regulo sempre a suspensão para Sport quando prevejo andamento mais rápido... mas claro isto é especulação pois de facto nunca testei este tipo de velocidades com outra regulação (nem quero!)

Tem Top-Case grande na sua RT? Experimente retirá-lo antes de fazer nova experiência... se calhar o efeito de "drag" que o dito "apêndice" faz também provoca um peso superior na traseira e claro por consequência, peso inferior na frente.

Como eu não sou pequeno (altura, comprimento e largura :fixe: ), se calhar o efeito de "drag" colocado na minha top-case é menor, diminuindo assim o peso provocado na traseira.

Um abraço.

Antonio José Costa
Thu 24 de August de 2006, 14:12
Á diversas coisas que podem provocar esses sintomas a que te referes.

a regulação da suspensão é importantissima para evitar alguns desses simtomas.
a pressão dos pneus correcta é outra das coisasque se deve ter em conta, um pneu com a pressão errada dura metade, foge nas uniões do auto estrada tem comportamentos estranhos (mas isso tambem tem a ver com a maneira como se abordam essas uniões).

o tal curso de condução avançada é essencial para se perceber estas coisas e muito mais.

eu utilizo Metzeler z6 mas atenção dentro da gama metzeler z6 há umas letras que tem que ser levadas em conta e para a RT1150 o metzeler z6 indicado tem a letra K, eles são todos iguais exteriormente mas por dentro não. Para a RT12'00 deve ser a mesma coisa talvez com outras medidas.

um abraço.

Joaquim Areias
Sun 17 de September de 2006, 19:01
http://www.bmwcklt.com/forums/images/icons/icon5.gifAlguém tem Metzeler Z6 Roadtec Está satisfeito? tem ideia do preço? Agradeço a informação.:wacko:
joaquim

Alby
Sun 17 de September de 2006, 22:28
http://www.bmwcklt.com/forums/images/icons/icon5.gifAlguém tem Metzeler Z6 Roadtec Está satisfeito? tem ideia do preço? Agradeço a informação.:wacko:
joaquim

Depois de usar Bridgestone que vinham com a moto (RT 1150) e depois os Metzeler Z4 uso agora os Z6 Roadtec atrás e à frente, já rodam há mais de 10000 kms e estão quase como novos.

Até agora estou bastante satisfeito com eles, embora nunca os tenha testado em condução muito agressiva já que costumo fazer condução relativamente calma.

Quanto ao preço já não me lembro, mas claro não foram baratos:mad2:

Um abraço

Joaquim Areias
Mon 18 de September de 2006, 07:55
Muito obrigado pela ajuda
joaquim

Antonio José Costa
Tue 19 de September de 2006, 14:59
Eu tambem utilizo só metzeler z6 e estou muito satisfeito com eles mas atenção se fores meter pneus Metzeler z6 comfirma a letra do pneu proprio para a BMW RT eu penso que têm a letra K não tenho a certeza. A metzeler faz varios tipos de pneus dentro da gama Z6 cada um destinado a um certo modelo e marca de moto.:idea:

Gandalf
Wed 20 de September de 2006, 17:02
Os pneus Bridgestone foram considerados durante anos como sendo dos melhores.

Ultimamente e por razões que se desconhecem (ou que eu desconheço), têm-se verificado multiplas recalamções quer em pneus de carro quer de moto, relativas à qualidade dos mesmos.

Fica aqui uma amostra de algo que nunca tinha visto num pneu de moto em mais de 30 anos.

Assim a Bridgestone não vai a lado nenhum e uma situação destas pode dar origem a um acidente de drásticas consequências.

Viva

Já tinha visto esta e muito piores.

Isso foi um determinado modelo de pneu que foi de imediato descontinuado.

As queixas mais incisivas sobre esse descolar da banda de rolagem apareceram associadas á Pan European ST110.
a banda de rolagem abria pelo rasgo longitudinal (mais de 20 cms) e descolava.

Se repararem na foto esse pneu tem um rasgo de escoamento bastante fundo e alongado que o atravessa de um lado ao outro. Imaginem o esforço sofrido em curva numa moto pesada.

Segundo o que li na altura, era devido ao forte aquecimento do pneu em viagens longas. A ST1100 é particularmente exigente neste aspecto, ao ser muito fechada em termos de carenagem escoa a quase totalidade do calor do motor para o pneu de trás, o que associado a uma tirada típica de turística de longo curso (aprox 400kms) em pleno verão, resulta num belo escladão para o pneu.

Este mesmo tipo de pneu não deu quaisquer problemas em motos desportivas de turismo, tipo 1100XX, VFR, FJR,...

Mas em qualquer caso a Bridgestone deixou de usar este desenho de rasto, passando a utilizar outro em que os sulcos que atravessam o pneu fazem apenas uma pequena ondulação e não aquele alongamento que se vê na foto.

A partir daí nunca mais se ouviu falar deste tipo de problema.

My 10 cents....

Gandalf
Wed 20 de September de 2006, 17:13
Pneus e passadeiras!

Ainda estou à espera de descobrir o pneu que agarre como deve ser numa passadeira.

Venham lá com a marca e modelo que quiserem que na maior parte das passadeiras eles vão escorregar.

Apenas nas passadeiras pintadas à moda antiga,. em que se mantinha a rugosidade do pavimento é que os pneus conseguem agarrar.

Actualmente andam a fazer os riscos, passadeiras e não só, com uma mistura à base de resina com microesferas de vidro. Alegadamente para serem reflectoras de noite.

O resultado são marcações com 2 ou 3 milimetros de espessura e prácticamente sem sederência. Mesmo de automóvel já dei por isso.

Pior ainda, a resina é mais resistente que a camada de desgaste do pavimento. Ao fim de algum tempo (dependendo da intensidade de trânsito), o pavimento circundante já tem um desgaste apreciável e as marcações estão incólumes donde resulta um ressalto bastante grande.
Na A5, há casos desses em que o ressalto já atingiu quase um centimetro.

Nota-se perfeitamente com qualquer veículo de 2, 4 ou mais rodas.

Just my 10 cents....

luisvic
Wed 20 de September de 2006, 17:20
Meu caro, desculpa lá mas não deixou nada de fabricar este tipo de rasto. Este pneu é o actualmente comercializado para a LT, com o indice de carga correspondente. O pneu que vês na foto tinha 6.000 km.

O problema, como entretanto me informei devidamente, é que a Bridgestone numa tentativa economicista e de concorrência, estúpida a meu ver, descurou a utilização das misturas, ou falando em bom Português, passou a utilizar misturas de 2ª qualidade.

Se fores aos sites internacionais TODOS apresentam queixas dos pneus Bridgestone.

Para te dar um exemplo que não motos, os Pirelli P0 originais que tinha no meu Porsche duraram 19.000 km e quando os troquei o desgaste era absolutamente homogénio.

Seguindo maus conselhos, meti-lhe uns Bridgestone Potenza e ao fim de 12.000 km estão bons para a sucata, com gretas, falhas no piso e desgaste heterogeneo, para além de uma sensação que sempre deram de insegurança (atenção que eu digo sensação) e leveza de direcção.

Gandalf
Wed 20 de September de 2006, 18:28
Meu caro, desculpa lá mas não deixou nada de fabricar este tipo de rasto. Este pneu é o actualmente comercializado para a LT, com o indice de carga correspondente. O pneu que vês na foto tinha 6.000 km.

O problema, como entretanto me informei devidamente, é que a Bridgestone numa tentativa economicista e de concorrência, estúpida a meu ver, descurou a utilização das misturas, ou falando em bom Português, passou a utilizar misturas de 2ª qualidade.

Se fores aos sites internacionais TODOS apresentam queixas dos pneus Bridgestone.

Para te dar um exemplo que não motos, os Pirelli P0 originais que tinha no meu Porsche duraram 19.000 km e quando os troquei o desgaste era absolutamente homogénio.

Seguindo maus conselhos, meti-lhe uns Bridgestone Potenza e ao fim de 12.000 km estão bons para a sucata, com gretas, falhas no piso e desgaste heterogeneo, para além de uma sensação que sempre deram de insegurança (atenção que eu digo sensação) e leveza de direcção.

Viva

Ok Luís.

Não sabia que este desenho de rasto ainda estava à venda.

Quando meti os meus primeiros BT-020, em plena polémica, engelhei o nariz ao ver esse rasto, mas deram-me uns de rasto diferente, dizendo-me que eram os sucessores do outro por causa dos problemas que tinham ocorrido (efectivamente a data de fabrico era posterior).

Ainda fui ao site da Bridgestone e esse desenho de rasto pura e simplesmente tinha desaparecido de lá.

Daí o ter concluido que tinham mudado de desenho.

Mas já agora, eles mantiveram mesmo o desenho ou andamos ainda a gastar resto de stock?

É que se fores ao site deles, tanto no catálogo como no "tyre selector" (entrei com dados para a LT) não aparece esse desenho de rasto.

Lembrei-me desta possibilidade porque quando da primeira muda da minha moto andei a correr atrás do D-220, sucessor do D-205 que vinha de origem e só havia disponibilidade além-Pirineus.
Por cá só apareceram quase um ano depois.
Dizem as más linguas que foi quando se esgotou o stock ibérico de D-205.
Foi à conta disto que me mudei para o BT-020 e gostei tanto que continuo.

Já vou em 4 mudas e não me apercebi de qualquer degradação de características. Sempre fieis até aos arames e eu não sou nada delicado com eles.

Just my 2 cents....

Sergio Resende
Thu 05 de October de 2006, 01:47
Olá!
Curiosamante é um assunto que já ando há algum tempo para falar....os pneus da RT 1200.
A minha vem equipada com os Bridgestone, que sempre pensei serem dos melhores pneus...no entanto, as vezes tenho apanhado alguns sustos um pouco parvos, do estilo, ir a curvar nas calmas, e apanhar uma passadeira na estrada e a mota deslizar...ou então, ir na estrada, e isto tem-me acontecido na zona da A2 que está em obras (...seixal...), em que vou também nas calmas, e devido ás irregularidades da estrada a roda procura outro caminho...ás vezes parece mesmo que a mota não tem peso á frente...

Já falei com mais pessoas com RT 1200, que dizem ter Metzeler, e que não têm problemas nenhum destes, alguns afirmando mesmo que já exprimentaram outros pneus e que estes são os melhores...

Um abraço
Nuno Pinto Basto

O Nuno está sempre a falar deste problema... nós compramos as RT's praticamente na mesma altura, mas a minha vinha com Metzeler... eu nunca senti nada...nem escorregar, nem levantar, nem nada...mesmo com a Top Case grande, os meus 105 Kg's em cima, e a 230 (sim a RT vai lá, vai).

Até debaixo de vento (onde o Nuno mais sentiu isto quando do nosso passeio em Espanha) a estabilidade era total...a verdade é que não poupo na carga da mola (é apertar, é apertar que ela gosta) e de resto mantenho os pneus na pressão correcta.

Na minha antiga RT1150 tinha Bridgestone...e tb usei Michelin...depois dos Metzeler, não quero outra coisa porque;

com chuva são espectaculares (tipo carril):smile:

em conforto são muito superiores (e eu gosto de conforto, olá se gosto):fixe:

e depois tendo uma mota alemã...acho giro ter uns pneus alemães também...é uma questão de fé... :lol:

para além disso quem foi a marca a desenvolver os primeiros pneus para a inovadora suspensão da K1200S...quem aceitou o desafio quem foi?...ah pois foi a Metzeler...:idea:

Somando tudo isto o Komandante diz...vota no "Elefante" (o da Metzeler não o outro, entenda-se isto claramente :bigsmile::bigsmile::bigsmile:

Abraços e nada de levantar a frente da mota ok? :bigsmile:

Gandalf
Fri 06 de October de 2006, 17:36
Pois pois Sr. Komandante!

Sérgio.
Muito provávelmente são mesmo esses teus kilitos que fazem a diferença. Por um lado porque tens sempre de reajustar a pré-carga da mola em relação aos valores de origem o que já se deve ter tornado um hábito mais ou menos automático.

Mas também porque esses kilitos ajudam e muito a manter a roda de trás bem agarrada ao asfalto. Se a suspensão estiver bem ajustada ajudam também a frente, senão esta fica demasiado leve.

Foi das primeiras coisas que me ensinaram quando me estreei nos "passeios de arredondar pneu".

"Epá, um gajo com o nosso peso não tem que ter medo, tem é que mandá-la a baixo e dar-lhe gás com alma". Assim falava e, ainda fala, o meu amigo Paulo Abreu (Spyder) que põe a sua Caponord a acompanhar as RRRRR na serra.

Peso atrás também não é mau, o "Spydon" diz sempre que "uma pendura até aos 50kgs é um estabilizador da traseira".

Aliás, já é dos anos 70 a receita de pôr uns kilitos de chumbo debaixo da parte de trás do banco para se andar a rasgar. Nesse tempo os pneus eram bastante duros e para agarrarem alguma coisa era mesmo à custa de peso em cima da moto.

Curiosamente vi esta receita implementada precisamente numa BMW, já na altura antiga, uma boxer idêntica aquelas que a GNR teve com fartura, creio que seria uma S80 ou qualquer coisa similar.

Ajuda mas é o teu amigo "had-oc" a afinar a suspensão como deve ser.

Abraços e boas curvas

Jorge Ferreira

Sergio Resende
Sun 08 de October de 2006, 14:13
Pois pois Sr. Komandante!

...Ajuda mas é o teu amigo "had-oc" a afinar a suspensão como deve ser.

Abraços e boas curvas

Jorge Ferreira

...ou então ajudo-o mas é a ganhar uns Kilitos...:bigsmile::bigsmile::bigsmile:

Abraço amigo Jorge

Gandalf
Mon 09 de October de 2006, 15:52
...ou então ajudo-o mas é a ganhar uns Kilitos...:bigsmile::bigsmile::bigsmile:

Abraço amigo Jorge

Pois.

Mas essa ajuda ele já não precisa, já tem uma comunidade inteira a contribuir para isso. :lol::lol::lol:

Abração

Adfc
Sat 28 de October de 2006, 17:46
Caros,

pretendia recuperar o meu tópico inicial, ou seja:

"Os meus pneus tem uma aderência boa em todo o tempo, apesar de achar o desgaste um pouco rápido (deve durar no total 12000Kms o de trás).

E o que diz a vossa experiência?"

É que, como acho que não sou nenhum "acelera", e apesar da força (binário) da RT, acho o desgaste do meu pneu traseiro um pouco exagerado...

luisvic
Sat 28 de October de 2006, 20:26
Adriano não conheço esses pneus Michelin Pilot, mas digo-te desde já que não acho nada estranho um pneu traseiro durar "só" 12.000km.

Se for uma mistura macia, então 12.000 é muito bom.

Sergio Resende
Sun 29 de October de 2006, 18:00
Concordo também com o Luis...12.000 Km é mesmo muito bom, a minha média está nos 10...11...

A minha RT nova já vai com 10.000 e os Metzeler estão só um bocadito para o quadradito atrás... mas ainda com muito piso para rodar.

É o que eu digo, depois dos Metzeler não quero outros.

Abraço do Komandante

luisvic
Sun 29 de October de 2006, 18:37
É o que eu digo, depois dos Metzeler não quero outros.

Concordo em absoluto. Para motos de estrada como as nossas não deve haver outros com melhor relação performance / durabilidade.

thunderwalk
Sun 29 de October de 2006, 20:45
"Os meus pneus tem uma aderência boa em todo o tempo, apesar de achar o desgaste um pouco rápido (deve durar no total 12000Kms o de trás).

E o que diz a vossa experiência?"

É que, como acho que não sou nenhum "acelera", e apesar da força (binário) da RT, acho o desgaste do meu pneu traseiro um pouco exagerado...

Olá Adriano...

Sei que pedes opinião para a RT, mesmo assim contribui dizendo que na minha GS, os dunlop de origem fizeram à trás 12000Kms, com bastantes arranques.

Os actuais Metzeler tourance, já vão com 10000 e parecem ter para mais 5000. e são bons, muito bons!

Ricardo Polónio
Wed 06 de December de 2006, 22:57
Pneus e passadeiras!

Ainda estou à espera de descobrir o pneu que agarre como deve ser numa passadeira.

Venham lá com a marca e modelo que quiserem que na maior parte das passadeiras eles vão escorregar.

Apenas nas passadeiras pintadas à moda antiga,. em que se mantinha a rugosidade do pavimento é que os pneus conseguem agarrar.

Actualmente andam a fazer os riscos, passadeiras e não só, com uma mistura à base de resina com microesferas de vidro. Alegadamente para serem reflectoras de noite.

Just my 10 cents....

Podiamos seguir o exemplo de França... As marcações incluíndo passadeiras, depois de colocadas e ainda em fresco, são passadas com uma espécie de "ancinho" de maneira a que estas marcações, fiquem com sulcos ligeiros.

Luís Caetano
Sat 09 de December de 2006, 17:19
"Epá, um gajo com o nosso peso não tem que ter medo, tem é que mandá-la a baixo e dar-lhe gás com alma". Assim falava e, ainda fala, o meu amigo Paulo Abreu (Spyder) que põe a sua Caponord a acompanhar as RRRRR na serra.

Normalmente a dificuldade é ao contrário, basta ver quem leva a dianteira naquelas estradas reviradas do lés a lés...;)

obelix_xxi
Mon 07 de July de 2008, 14:42
Uns tempos depois de aberto este tema, eis que agora sou eu que tenho que trocar o pneu de trás da minha Dama.....

Metzeler ou Bridgstone?

Estou tentado em pôr o Metzeler... O que acham? Durabilidade, conforto e sobretudo aderência...

já sei que aderência e durabilidade são conceitos que "chocam" um bocado, mas não se conseguirá atingir um meio termo??

Obg.

Antonio José Costa
Mon 07 de July de 2008, 14:47
Uns tempos depois de aberto este tema, eis que agora sou eu que tenho que trocar o pneu de trás da minha Dama.....

Metzeler ou Bridgstone?

Estou tentado em pôr o Metzeler... O que acham? Durabilidade, conforto e sobretudo aderência...

já sei que aderência e durabilidade são conceitos que "chocam" um bocado, mas não se conseguirá atingir um meio termo??

Obg.

Eu sei mas.;...A tua moto é uma
Solex??

altera o perfil para se poder saber que moto é que tens, è uma 1200RT, não é?

eu voto Metzeler

obelix_xxi
Mon 07 de July de 2008, 14:48
tás armado em menino??:lingua:

claro que é uma RT. Até babaste o outro dia quando a viste! :lol: :lol: :lol:

Hugo
Mon 07 de July de 2008, 15:07
Eu sou fã dos metzeler, acho que são muito bons em termos de aderência e apenas com o senão de durarem pouco (uso Z6). Sinto muita confiança por isso não penso mudar.

Neste último lal, devido ás condições climatéricas decidi presentear a menina com calçado novo. Como só havia bridgestone lá meti uns bt021 que, à chuva, sempre seriam melhores que uns z6 nas últimas.

A minha opinião é que, apesar de ainda não ter confiança neste pneus, parecem-me bons apenas com um inconveniente em relação aos z6, são muito mais ruidosos. Quanto à durabilidade, não posso ainda comparar.

Antonio José Costa
Mon 07 de July de 2008, 15:20
tás armado em menino??:lingua:

claro que é uma RT. Até babaste o outro dia quando a viste! :lol: :lol: :lol:

hah pois é, mas não sei é se o resto do pessoal sabe:oh:

abraço, menino lindo:lol: :lol:

obelix_xxi
Mon 07 de July de 2008, 15:20
eu por acaso não sei o que tenho na minha...

só sei que quando ontem cheguei a casa, tinha os arames à vista!:surpresa:

já ouvi muita gente a falar bem do Metzeler, mas a Bridegstone tb é muito boa...

obelix_xxi
Mon 07 de July de 2008, 15:24
hah pois é, mas não sei é se o resto do pessoal sabe:oh:

abraço, menino lindo:lol: :lol:

desta vez passa....:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

este fim de semana fui jantar a braga e fui sozinho. Saquei a top case e foi sempre a aviar cartucho...

O raio da RT acima dos 140 é muito fixxxxxxxxxx!!!:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: Curva com uma violência. Cada vez gosto mais da moto! E mesmo a imagem/ sensação do motor da PAN começam a ficar "esbatidos"...

O pior foi mesmo o estado do pneu quando cheguei a casa.... Talvez haja um pouco de culpa minha pois devia ter os pneus com alguma pressão a mais, acelerando ainda mais o desgaste...:embaraço:

thunderwalk
Wed 09 de July de 2008, 22:22
desta vez passa....:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile:

este fim de semana fui jantar a braga e fui sozinho. Saquei a top case e foi sempre a aviar cartucho...

O raio da RT acima dos 140 é muito fixxxxxxxxxx!!!:bigsmile: :bigsmile: :bigsmile: Curva com uma violência. Cada vez gosto mais da moto! E mesmo a imagem/ sensação do motor da PAN começam a ficar "esbatidos"...

O pior foi mesmo o estado do pneu quando cheguei a casa.... Talvez haja um pouco de culpa minha pois devia ter os pneus com alguma pressão a mais, acelerando ainda mais o desgaste...:embaraço:

atao foste jantar a braga e nem avisas :D

apesar de ser de segmentos diferentes, mas para estrada gosto muito dos Tourance, da mezteler, tem aquilo que procuras um misto de surabilidade e de aderencia, tens de ter em conta o indice de velocidade, pois já vi por ai alguem a colocar uns numa RT e ao fim de 3000kms não tinha pneu. :D

obelix_xxi
Thu 10 de July de 2008, 08:01
atao foste jantar a braga e nem avisas :D

e tive para te dizer algo no sábado, mas como acabei por sair daqui mais tarde do que esperava, fui direitinho às entradas! :lol:

antoniotorres
Sun 13 de July de 2008, 15:57
Pois, amigos,
Apesar de andar de mota há muitos anos, de a actual ser a minha 8ª mota, e de achar que não tenho experiência suficiente para dar opiniões sobre pneus, há uma coisa que posso dizer:
nos 10.000 kms que já fiz na 1200RT (apenas em 2 meses e meio), alguns dos quais sob chuva intensa, e até granizo, ocorreram dois momentos... de desilzes, em que fiquei convencido da qualidade dos Metzeler Roadtec Z6.
Um deslize ocorreu na CREL, ao fundo daquela grande descida após o túnel de Odivelas, antes da saída para a A8. Deixei a mota pisar uma das setas brancas que estão pintadas no chão, e se os pneus não tivessem agarrado tão bem quando voltaram ao asfalto... lá tinha ido com os "cromados" ao chão.
A outra vez foi a passar os Pirinéus no mês passado. Também deixei as rodas entrarem nos tracejados, e como ia depressa e estava a chover, a mota começou a abanar de tal forma que o volante saltou-me das mãos e, por instantes, preparei-me para a queda mais do que certa. Repentinamente, ainda sem as mãos no volante, a mota saíu dos traços e equilibrou-se sozinha. Como se depreende, apanhei um enorme susto...
Com esta situação percebi o que significa a expressão - "ums mota com quadro bem construido e equilibrado".
Esta é a minha 1ª BMW, e fiquei convencido daquilo a que se chama - "a ciclística".
Quanto aos Metzeler, fiquei convencido e muito agradecido.
Acho que são pneus á altura da qualidade do quadro da RT.
Estão com 10.100 kms, já rodaram até aos 220 kms/hora (tenho o registo no GPS) e não mostram desgaste apreciável.
Salvo melhor opinião, parecem-me óptimos.
:bigsmile:

Adfc
Tue 15 de July de 2008, 11:36
...

pois já vi por ai alguem a colocar uns numa RT e ao fim de 3000kms não tinha pneu. :D

Pois... :fixe:

Isto é verdade, mas precisamente devido ao facto de me terem colocado o pneu Metzeler errado, ou seja, não colocaram o modelo "C" e colocaram o Roadtec Z6 genérico.

O resultado é o que o meu amigo "trovão" disse: 3.000Kms depois já não havia pneu traseiro. :confundido:

Voltando ao tema inicial, continuo a "apostar" nos Metzeler Roadtec Z6 "C", sendo que a média da troca é de 13.000Kms.
Agarram muito melhor que os Michelin que vinham de origem, além do muito pouco ruído que fazem a rolar.

Abraço do "de Braga".

obelix_xxi
Tue 15 de July de 2008, 12:42
Pois eu acabei por pôr então o famigerado Z6!

Sinceramente nem reparei nessa história de ser "c" ou outra coisa qualquer, mas penso que no stand devem saber isso :lingua:

Vamos então ver como ele se porta!

Abr

Adfc
Tue 15 de July de 2008, 14:34
Pois eu acabei por pôr então o famigerado Z6!

Sinceramente nem reparei nessa história de ser "c" ou outra coisa qualquer, mas penso que no stand devem saber isso :lingua:

Vamos então ver como ele se porta!

Abr

No meu caso, eles substituira novamente o pneu, sem qualquer custo para mim, obviamente. :fixe:

Agora, acho que deverias pelo menos confirmar isso.

No pneu de trás, deverás ter um "C" dentro de um círculo imediatamente a seguir à designação Roadtec Z6 se não me engano.

O da frente, penso que não tem designação nenhuma no círculo...

Abraço.