Ver versão completa : Material para campismo
Antonio José Costa
Thu 16 de April de 2009, 14:11
Que material é que usamos quando vamos acampar?
Qual o mais aconselhavel para levar em viagem ?
A ideia é darem as dicas que quiserem e poderem acerca de tendas, sacos cama, e tudo o que for necessario para levar num fim de semana ou numa viagem pela Europa da 15 dias.
Será que ter um Kit de campismo fica muito caro?
Onde é que se pode comprar?
http://www.academicadaamadora.pt/Area-de-Campismo.gifhttp://montartenda.com/files/imagecache/artigos_full/artigos/campismo.jpg
Vitor Lopes
Thu 16 de April de 2009, 14:35
Ora, aqui está um tópico interessante, e que me desperta atenção.
Quem puder ajudar nas dicas...
PIRATINHA
Thu 16 de April de 2009, 17:37
Pois... Eu não tenho experiencia nenhuma de campismo, mas comprei tenda, sacos cama, toalhas, lanterna e mais uns extras..., alem dos sacos para colocar em cima das malas (GSA) para levar todo o material de campismo.
RESULTADO: já passou quase 4 meses e nunca fiz campismo:embaraço:
Vai ser na sardinhada:bigsmile:
Parabens pelo tópico Tó Zé:fixe:
Abraço PIRATA
Edgar Calado
Thu 16 de April de 2009, 19:03
Pois eu também gosto muito de campismo :bigsmile: !
Comprei uns colchões á medida, uma Mercedes VITO com nove lugares :bigsmile::bigsmile::bigsmile: e quando vou de viagem é só tirar os bancos.
Quando são horas de ir para a caminha, procuro o sitio ideal e "truca laruca", óó óó :noworry: !
Abraço e boas curvas !
Antonio José Costa
Thu 16 de April de 2009, 19:31
Pois eu também gosto muito de campismo :bigsmile: !
Comprei uns colchões á medida, uma Mercedes VITO com nove lugares :bigsmile::bigsmile::bigsmile: e quando vou de viagem é só tirar os bancos.
Quando são horas de ir para a caminha, procuro o sitio ideal e "truca laruca", óó óó :noworry: !
Abraço e boas curvas !
batoteiro:lol:
Pedro Morna
Thu 16 de April de 2009, 20:05
Pois eu faço campismo de vez em quando e para quem não acampa muito mas quer fazer de vez em quando a Decathlon tem as tendas da Quechua e restante material. Não sendo o melhor material de campismo é sem duvida dos melhores a nivel de preço/qualidade, feitos de material resistente e de muita impreamibilidade. Para alem da tenda o mais importante é o saco cama. Nunca comprar um saco cama que a temperatura ideal seja a cima dos 15º porque mesmo nas noites de verão podemos ter temperaturas a baixo disso. Para quem viaja com a namorada/mulher aconcelho a comprar os sacos cama que abrem completamente e unem porque conseguem fazer uma optima cama de casal. Outra coisa importante será os colchões de esponja finos que são leves e faceis de prender na mota, são muito uteis para pisos mais desconfortáveis. Depois e indespensavel é mesmo a lanterna. O restante material de campismo depende do conforto que cada um quer obter no campismo. Se pretenderem fazer comer no campismo é muito mais complicado porque ai o material a transportar Triplica. Por isso e para mim que faço campismo de mota o que levo é:
- Tenda T3 para 2 pessoas (A tenda convem ser sempre para mais uma pessoa do que as que la vão dormir, por uma questão de espaço para a tralha)
- Sacos cama no minimo tempereatura ideal 15º
- Colhões de esponja finos.
- Lanterna
- chinelos e toalha para o banho
PS: para campismo na neve so com tenda de alta montanha que é muito mais cara e tem uma aerodinamica propria para o peso da neve sobre a lona
Edgar Calado
Thu 16 de April de 2009, 21:49
...esqueci-me de dizer que também tenho tenda, TÓ-ZÉ :bigsmile:,
galochas, sacos cama, material de apoio...canivete suiço, etc.
BOAS CURVAS !
josé santos
Fri 17 de April de 2009, 02:45
- Sacos cama no minimo tempereatura ideal 15º
- Colhões de esponja finos.
- Lanterna
- chinelos e toalha para o banho
PS: para campismo na neve so com tenda de alta montanha que é muito mais cara e tem uma aerodinamica propria para o peso da neve sobre a lona[/quote]
boas dicas sim senhor, eu tambem levo sempre isso comigo, só que os meus não são de esponja.:lol: :lol: :lol:
obelix_xxi
Fri 17 de April de 2009, 07:39
e tipo para uma/ duas noite isso chega certo? parece-me que sim...
Mas, e caberá bem às costas de um gaijo que vá de mota e não tenha espaço para arrumos??
whizzkidd
Fri 17 de April de 2009, 07:55
Eu não sou expert na matéria, longe disso :blink:, mas pelo que a minha mulher me tem indicado, e como já disseram, a tenda convém ser sempre "um tamanho" acima das pessoas que lá vão ficar, convêm tem "tecto duplo", os sacos cama convêm aguentar temperaturas negativas (também dependendo da altura do ano), espuma para usar por baixo para não magoar as costas...
Em relação ao sitio de compra, Decathlon, encontram material bem porreiro a preços excelentes....:smile:
Na Decathlon têm um modelo de tenda ideal para nós que tentamos andar de moto:lingua:, Ultralight Pro, T2 e T3 (com vista para o rio e para a serra:lingua:), têm baixo peso, a T2 penso que pese menos que 1 quilo e bastante compactas...:smile:
Claudia Carvalho
Fri 17 de April de 2009, 08:54
Na Decathlon têm um modelo de tenda ideal para nós que tentamos andar de moto:lingua:, Ultralight Pro, T2 e T3 (com vista para o rio e para a serra:lingua:), têm baixo peso, a T2 penso que pese menos que 1 quilo e bastante compactas...:smile:
A T2 para uma pessoa pesa 2 kg e a T2 para 2 pessoas pesa 2,9kg!! Foi a minha eleita..o saco de transporte mede de comprimento 40 cm!!
Em termos de saco cama, devo adquirir o S15 Ultralight, também da decathlon, com sistema de compressão.:smile:
LRocha
Fri 17 de April de 2009, 09:15
Não tendo qualquer experiência nesta questão do campismo, à excepção dos dias de campo na tropa, no passado verão fui desafiado a ir à concentração da Vidigueira.
Fui à Decathlon e comprei uma daquelas tendas que se tiram do saco, atiram-se ao ar, literalmente, e voilá, temos a tenda montada :smile:
A única questão é como levar a tenda, já que a mesma e devido à sua "tecnologia" tem uma configuração circular.
Por acaso nesta viagem como iam algumas pessoas do grupo de carro mandei a tenda de carro fui sózinho a gozar a viagem.
De qualquer forma parede-me que a Decathlon tem uma gnde variedade de opções, pelo que alerto que nem todas as lojas tem todos os produtos. Assim não se limitem aos existentes nas lojas.
A loja mais completa é a de Carnaxide, junto ao Ikeam ou então levem já uma ideia do querem comprar a partir do site, o qual não sei se não dá para compras online.
whizzkidd
Fri 17 de April de 2009, 09:36
A T2 para uma pessoa pesa 2 kg e a T2 para 2 pessoas pesa 2,9kg!! Foi a minha eleita..o saco de transporte mede de comprimento 40 cm!!
Em termos de saco cama, devo adquirir o S15 Ultralight, também da decathlon, com sistema de compressão.:smile:
Certo, certo tens razão a falha foi minha queria falar era do ULTRALIGHT PRO...
Claudia Carvalho
Fri 17 de April de 2009, 09:45
Certo, certo tens razão a falha foi minha queria falar era do ULTRALIGHT PRO...
O ultralight pro pesa 2 kg...:smile:...(já fui confirmar, não fosse a minha memória estar a falhar!!!)
Òh caramelo vai la ver no site!!!!:lingua:
Antonio José Costa
Fri 17 de April de 2009, 09:48
Penso que foi esse o equipamento que eu comprei ha uns anos, e tem uma particularidade, cabe tudo dentro de uma das malas laterais (saco cama , tenda, colchão para por por baixo do saco cama, lençol, almofada,
esqueço-me sempre é do maldito martelo para pregar as estacas.
obelix_xxi
Fri 17 de April de 2009, 09:53
Penso que foi esse o equipamento que eu comprei ha uns anos, e tem uma particularidade, cabe tudo dentro de uma das malas laterais (saco cama , tenda, colchão para por por baixo do saco cama, lençol, almofada,
Então deve dar para levar aos costados na boa... :wacko:
Vou tentar lá passar hoje para aferir esses pormenores :bigsmile:
whizzkidd
Fri 17 de April de 2009, 10:30
O ultralight pro pesa 2 kg...:smile:...(já fui confirmar, não fosse a minha memória estar a falhar!!!)
Òh caramelo vai la ver no site!!!!:lingua: Para quê caramela?? Se tu confirmas...:fixe::lingua::lingua:
Não estava muito errado... A diferença é cerca de 0,900kg...:bigsmile::bigsmile:
Pedro Morna
Fri 17 de April de 2009, 11:07
Pois eu secalhar não optei pelo melhor material para campismo de mota. Tenho a tenda T3+ que tem 4,5Kg e dois sacos cama gigantes. No entanto e apesar de ser dificil arrumar tudo na mota, fiz uma viagem com a tralha toda na boa. A verdade é que tive de cortar na roupa, se fosse mais dias secalhar ja nao dava. Quando houver necessidade logo penso em adquirir uns saco cama mais pequenos.:huh:
TodayAdventure
Fri 17 de April de 2009, 11:41
Tó Zé,
Acampo há muitos muitos anos em locais próprios para isso e também onde me apetece :lol: (não é bem assim, mas já lá vamos). Para mim, acampar é uma extensão natural de qualquer viagem de moto (e também de bicicleta) e a melhor forma de aumentar as boas sensações de uma viagem já de si boa, a cavalo na burra de que mais gostamos.
Aqui vão algumas dicas que retirei da minha experiência para o que te possam ser úteis, só sobre materiais de campismo. Quem gosta de fazer campismo selvagem há outras dicas úteis, mas ficará para um outro post, que este já vai ser testamento. :huh:
Material de campismo
Três itens essenciais: colchão, saco-cama e tenda. Eu não presto muita atenção a marcas. Qualquer destes itens podem ser encontrados facilmente nas lojas de grandes cadeias de material de desporto que todos conhecemos e alguns podem ser encontrados (com vantagem no preço) em hipermercados.
Colchão: a melhor coisa que encontrei foram colchonettes auto-insufláveis e não quero outra coisa. São aqueles onde sinto menos as irregularidades do terreno (noites mais confortáveis), são muito leves e são os que ocupam menos espaço quando dobradas. Há quem use colchões de espuma e eu tenho vários cá em casa mas não uso. São maiores quando enrolados e são menos confortáveis (em minha opinião) do que as colchonettes auto-insufláveis. As vantagens são o peso (são mais leves, mas numa moto, ao contrário da bicicleta, a diferença é na prática irrelevante) e o preço (quase nada). As colchonettes são um pequeno investimento que se paga de imediato.
Saco-cama: tenho dois, um muito pequeno e leve para o Verão, de boa qualidade e outro para o Inverno. Não são items muito caros e certamente não são daqueles materiais para camping extremo de montanha, que costuma ser bastante caro pois usa materiais especiais. Ando frequentemente de moto no Inverno, em Espanha também, já fui a concentrações invernais e o material que tenho satisfaz-me. Quando vou acampar com temperaturas negativas levo os dois sacos-cama e não tenho tido noites desconfortáveis. O meu único conselho aqui é evitar os materiais sintéticos mais baratos pois não oferecem muito conforto.
Tenda: Tenho 4 ou 5 tendas em casa e podem não acreditar mas a que uso 90% das vezes é uma tenda igloo de tecto simples para duas pessoas comprada no Feira Nova por 7 euros (nos chineses também se encontram equivalente). A função da tenda é oferecer protecção contra o vento e térmica. Acampo sobretudo no Verão, mas já acampei no Inverno e satisfaz-me plenamente. As tendas de tecto simples costumam ter problemas de condensação (um pingar de água que condensa devido à respiração de quem está no interior) mas em climas relativamente secos não é muito incómodo. Para mim, é importante que a tenda seja self standing ou seja que se aguente em pé sem estacas. Quantas vezes não montei acampamento sem estacas numa noite sem vento em 2 minutos?
Tenho tendas mais XPTO que não uso. Tenho uma ultralight e fui, como são muitos, seduzido pelo pequeno volume da coisa, sobretudo para os meus fins-de-semana de bicla. O problema é que a barraca não se aguenta em pé sem as estacas e não se torna tão prática. Também tenho uma daquelas "de atirar ao ar". É MUITO prática mas tem um formato inconveniente para a moto (dobrada fica um círculo bem gordo). Uso quando acampo de carro (raro!).
Claro que uma tenda de 7 euros não aguentará com estanquicidade provavelmente uma chuvada torrencial ou uma noite a escalar os Himalaias, mas quantos de nós andam "nestas vidas" de moto? :lol: Quando viajo gosto de variar na modalidade de alojamento e se tiver a perspectiva de uma noite debaixo de chuva vou antes para um albergue. Por isso uso quase sempre a Igloo made in China ao preço da uva mijona. No meu avatar podem ver como levo à frente numa scooter minúscula, saco-cama, tenda e colchonette. Fiz 13 dias em Marrocos assim, no verão passado, sem nenhum sacrifício no conforto.
Outro material de campismo: Para quem goste/queira/precise de cozinhar em viagem dá jeito um kit de "louça" de alumínio. Muito fácil de encontrar nas lojas e muito barato. Um fogão, que normalmente é a gás. Quem viaja para sítios mais remotos onde é difícil de comprar botijas apropriadas para os fogões, apreciará as vantagens de um fogão a gasolina que se abastece do depósito das nossas motos. :smile: Eu tenho um. É um investimento um pouco maior mas que se paga com algumas viagens por locais mais remotos (para quem as faz, claro). Comprei na internet e creio que não é fácil encontrar nas lojas cá no país.
Zé Paulo.
whizzkidd
Fri 17 de April de 2009, 14:08
:blink::blink:
Mais e melhor que isto é impossível...:wacko::wacko:
:bigsmile::bigsmile:
Lisinha
Fri 17 de April de 2009, 17:17
O Zé Paulo deu umas boas dicas sobre o material de campismo:
colchões
- reforço a opinião dele quanto aos colchões auto-insufláveis. São um pouco mais caros que essas colchonetes mas muito mais confortáveis. E se puderem abusar um pouco mais do espaço de arrumação da moto aconselho um auto-insuflável com 5cm de espessura (tem na Decathlon). Foi a minha ultima aquisição e recomendo. É mais volumoso, mas ´MUITO MAIS confortavel, mais largo e mais comprido do que os outros colchões. Posso não ser muito grande e espaçosa :oh: mas, quantas vezes dei por mim com os pés de fora do colchão... uffff...
tenda
- mais uma vez, concordo com o Paulo no que refere às tendas que se mantém de pé sem estacas. Pode acontecer que o local de acampamento seja tão rijo (ou tão mole) que não dê para espetar as estacas... e lá se vai o barraco... :smile:
- já sou da opinião que uma tenda com tecto duplo é melhor em qualquer situação. No verão é mais respiravel, mais ventilada, mais fresca e no Inverno poupa-nos de levarmos com um banho de pingas geladas durante a noite devido à condensação.
- uma caracteristica que eu acho importante nas tendas é um avançado. Dá muito jeito para arrumação, em especial para nós motards. Protege a nossa roupa, botas, capacete e outros da humidade da noite, da propria chuva ou até de "olhos curiosos".
- para uma melhor arrumação na mota, pode dar jeito separar a tenda (tecido) da armação (as varetas ou lá como se chama).
saco-cama
- eu também tenho 2 sacos. Um confortavel para 10º e outro que... não me lembro bem mas acho que dá até aos 19º negativos. Acho que são os dois de extremos. mas quando tenho duvidas... levo o mais quente. Se estiver calor, abro-o. :smile:
iluminação
- acho que a ideia da lanterna é muito boa...mas um frontal é muito mais pratico, quer na utilização, quer na arrumação, quer na durabilidade.
ACRB
Fri 17 de April de 2009, 18:13
Este tópico está bastante interessante, o pessoal vai ter a oportunidade de testar o material de campisno no nosso grande e 1º acampamento da comunidade BMWCKLT. se poderem não faltem
Edgar Calado
Fri 17 de April de 2009, 18:28
Gostaria de poder ir como já o disse anteriormente mas não é possivel :mad2:!
E gostaria de lembrar a todos, também sei que muitos deverão ir prevenidos porque já farão disso um hábito, incluirem nos acessórios de campismo, uns saquitos para depositarem o lixo.
Provávelmente, o espaço em si já estará preparado para estes eventos mas, ficará sempre associada, a imagem desta fantástica comunidade :idea:!
Não me levem a mal :blink:!
Abraço e boas curvas !
Pedro Caleja
Fri 17 de April de 2009, 19:22
Eu também faço frequentemente campismo... mas mais do tipo selvagem... só passar a noite e sempre na praia.
A costa vicentina tem umas praias espectaculares para o efeito, com direito a petisco apanhado e feito na hora (lapas), mas sempre em fogão porque não faço fogueiras. juntem uma boa companhia e um bom espumante...
Agora de mota só fiz viagens com acampamento de Verão, e nessas situações (principalmente na andaluzia) já cheguei à conclusão que o melhor é mesmo levar a esponja, o saco cama e dormir ao relento...
Tenho um amigo meu, o Sá, de Aveiro, que numa das viagens também se converteu e até deixou a tenda montada no parque de campismo, meteu-se na mota e arrancou sem se dar ao trabalho de a desmontar.
obelix_xxi
Fri 17 de April de 2009, 20:07
Hoje fui à Decathlon e a história de querer fazer campismo com uma XR afinal se calhar não é tão fácil assim.... :embaraço:
Alguém dizia que o investimento era similar ao de uma noite num hotel.... Deve ser nas Quintas das Lágrimas pois entre tenda, saco cama e uma boa mochila, quase 300€ não chegam....
Bem sei que há hipóteses mais baratas, mas com a falta de espaço da XR, a dificuldade em chegar ao ponto de partida, entre outras estão a afastar cada vez mais o WTC...:embaraço:
Antonio José Costa
Fri 17 de April de 2009, 20:13
Hoje fui à Decathlon e a história de querer fazer campismo com uma XR afinal se calhar não é tão fácil assim.... :embaraço:
Alguém dizia que o investimento era similar ao de uma noite num hotel.... Deve ser nas Quintas das Lágrimas pois entre tenda, saco cama e uma boa mochila, quase 300€ não chegam....
Bem sei que há hipóteses mais baratas, mas com a falta de espaço da XR, a dificuldade em chegar ao ponto de partida, entre outras estão a afastar cada vez mais o WTC...:embaraço:
Eu devo ir e se pagares bem levo o teu material!!:idea:
Só recebo em mines!!!
Antonio José Costa
Fri 17 de April de 2009, 20:17
Gostaria de poder ir como já o disse anteriormente mas não é possivel :mad2:!
E gostaria de lembrar a todos, também sei que muitos deverão ir prevenidos porque já farão disso um hábito, incluirem nos acessórios de campismo, uns saquitos para depositarem o lixo.
Provávelmente, o espaço em si já estará preparado para estes eventos mas, ficará sempre associada, a imagem desta fantástica comunidade :idea:!
Não me levem a mal :blink:!
Abraço e boas curvas !
O espaço para o evento não é um parque de campismo, mas vamos tentar prepara-lo para ser o nosso camping privado, tem WC e autorização do dono para tudo menos estragar e
fazer lixo!!!:fixe:
obelix_xxi
Fri 17 de April de 2009, 20:19
Eu devo ir e se pagares bem levo o teu material!!:idea:
Só recebo em mines!!!
A parte das mines é tranquila.... Agora estás a falar da XR ou do material do campismo??:lol: :lol: :lol:
Pedro Morna
Fri 17 de April de 2009, 20:20
Pois de XR de facto o investimento tem de ser um pouco maior......ou investes no material ou noutra mota....se calhar sai mais barato o material....
Ou então pagas ao kg e o pessoal leva :lol: 0,5kg = 1 mini
Antonio José Costa
Fri 17 de April de 2009, 20:21
A parte das mines é tranquila.... Agora estás a falar da XR ou do material do campismo??:lol: :lol: :lol:
Astérix....deixa os javalis!!!
obelix_xxi
Fri 17 de April de 2009, 20:22
Astérix....deixa os javalis!!!
vai ter que ser vai....:fixe:
obelix_xxi
Fri 17 de April de 2009, 20:23
Pois de XR de facto o investimento tem de ser um pouco maior......ou investes no material ou noutra mota....se calhar sai mais barato o material....
ando a ver no ebay um suporte para por na traseira.... se calhar vai ter de ser...:huh:
Antonio José Costa
Fri 17 de April de 2009, 20:27
ando a ver no ebay um suporte para por na traseira.... se calhar vai ter de ser...:huh:
Estive aqui a pensar......tanto trabalho ...será que a moto pode contigo???
Obelix, tu até estás habituado a andar com um menir ás costas o que é uma mochila para ti!!
celso Pereira
Fri 17 de April de 2009, 22:19
grandes tótos, não estão habituados a dormir fora.......
bétinhos
zé , em que calhau moras a contar do sol...
Paulo Oliveira
Fri 17 de April de 2009, 23:20
Este tópico estava tão interessante que já desmoronou.
Voltemos ao tema.
Concordo no essencial com o Paulo, e também com a Lisinha.
Tenta - sempre para mais pelo menos 1 pessoa, senão com o tamnhanho das roupas de moto não se cabe lá dentro. Tive a experiencia de ir de férias com uma tenda de duas pessoas e para a segunda noiote fui comprar outra:embaraço: :mad2: maior.
Agora tenho uma XPTO para 4 pessoas e com um avançado enorme, tem o mesmo espaço que o quarto. peso 5kg
Colchonetes - Insuflaveis com uma expessura de pelo menos 20mm.
Sacos cama - Talvés a parte mais importante as noites ficam frias atenção às temperaturas extremas e de conforto. Se um saco tem para temperatura de conforto 15ºc não esperem ter conforto a dormir com temperaturas de 15ºc, comprem antes um saco para temperatura 8ºc e extrema -2ºc (Para dormir com temperaturas exteriores de + ou - 14ºc)
Restante material - o importante para o tipo de férias pretendidas, levamos sempre um fogareiro do tamnho de um maço de tabaco e umas panelinhas para fazer uns chazinhos e cafézinhos.
Corda, fita cola tipo americana, braçadeiras de fivela, canivete suiço, se couber uns banquinhos (daqueles de 3 patas)
Férias,... férias, quando chegam?
Alexandre Oliveira
Sat 18 de April de 2009, 00:53
Pessoal... por acaso já tiveram a oportunidade de consultar os preços de material de campismo na gama Touratech...
Touratech sinonimo de qualidade de facto... mas os preços :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: :confundido: ...
Parabens pelo topico... excelente... boas ideias fazem a diferença...
obelix_xxi
Sat 18 de April de 2009, 15:53
Estive aqui a pensar......tanto trabalho ...será que a moto pode contigo???
Obelix, tu até estás habituado a andar com um menir ás costas o que é uma mochila para ti!!
O meu menir agora anda à frente.... As pessoas pensam que é uma barriga, mas como a ASAE anda, tive que o disfarçar :fixe:
obelix_xxi
Sat 18 de April de 2009, 15:54
daki nada em vez do material levo atrelado um carrinho de cachorros e mines atrelado! :lol:
Lisinha
Sat 18 de April de 2009, 17:30
...
Ao que me parece, estás é a começar pela parte mais fácil que é DESISTIR antes de experimentar. tss... tss... não sacrifiques mais a mota!!! :D
Eu e a minha ktm525, já carregamos com uma tenda, um saco-cama, um colchão, um bom polar para o frio, tachinho, jantarinho, pequeno-almoço, bebidinhas, maquina fotografica, frontal, , material de higiene diaria e fomos verdascar para o meio do monte até encontrar um bom spot para ver os pilotos do Pax-Rally passarem!!!
Só tens de arranjar um bom saco estanque (tem na SporZone de vários tamanhos e na Touratech), uma ou duas cintas e uma ARANHA! As aranhas fazem realmente milagres. :smile:
Para um melhor equilibrio e estabilidade da mota em TT, distribuí o material pela mota. Cenas pesadas foram na parte de trás do banco no tal saco estanque, o saco-cama foi em cima do guarda-lamas da frente e a comidita foi numa mochila ás costas. Como vez, é facilimo!!! :fixe:
tbernardo
Sat 18 de April de 2009, 19:53
É caso para dizer: Usa a cabeça!!!!:lol: :bigsmile: :lol:
tbernardo
Sat 18 de April de 2009, 20:06
Este tópico estava tão interessante que já desmoronou.
Voltemos ao tema.
Concordo no essencial com o Paulo, e também com a Lisinha.
Tenta - sempre para mais pelo menos 1 pessoa, senão com o tamnhanho das roupas de moto não se cabe lá dentro. Tive a experiencia de ir de férias com uma tenda de duas pessoas e para a segunda noiote fui comprar outra:embaraço: :mad2: maior.
Agora tenho uma XPTO para 4 pessoas e com um avançado enorme, tem o mesmo espaço que o quarto. peso 5kg
Colchonetes - Insuflaveis com uma expessura de pelo menos 20mm.
Sacos cama - Talvés a parte mais importante as noites ficam frias atenção às temperaturas extremas e de conforto. Se um saco tem para temperatura de conforto 15ºc não esperem ter conforto a dormir com temperaturas de 15ºc, comprem antes um saco para temperatura 8ºc e extrema -2ºc (Para dormir com temperaturas exteriores de + ou - 14ºc)
Restante material - o importante para o tipo de férias pretendidas, levamos sempre um fogareiro do tamnho de um maço de tabaco e umas panelinhas para fazer uns chazinhos e cafézinhos.
Corda, fita cola tipo americana, braçadeiras de fivela, canivete suiço, se couber uns banquinhos (daqueles de 3 patas)
Férias,... férias, quando chegam?
olha lá...explica-me lá onde é que tu (nós) levamos isso tudo nas NOSSAS GS´s?....:blink::embaraço:
obelix_xxi
Sat 18 de April de 2009, 21:39
Ao que me parece, estás é a começar pela parte mais fácil que é DESISTIR antes de experimentar. tss... tss... não sacrifiques mais a mota!!! :D
Eu e a minha ktm525, já carregamos com uma tenda, um saco-cama, um colchão, um bom polar para o frio, tachinho, jantarinho, pequeno-almoço, bebidinhas, maquina fotografica, frontal, , material de higiene diaria e fomos verdascar para o meio do monte até encontrar um bom spot para ver os pilotos do Pax-Rally passarem!!!
Só tens de arranjar um bom saco estanque (tem na SporZone de vários tamanhos e na Touratech), uma ou duas cintas e uma ARANHA! As aranhas fazem realmente milagres. :smile:
Para um melhor equilibrio e estabilidade da mota em TT, distribuí o material pela mota. Cenas pesadas foram na parte de trás do banco no tal saco estanque, o saco-cama foi em cima do guarda-lamas da frente e a comidita foi numa mochila ás costas. Como vez, é facilimo!!! :fixe:
Finalmente alguém que me compreende! Ou então não... :lol: :lol:
tou a pensar ir por esse caminho que estavas a falar. Vou ver se arranjo uma tenda para o investimento inicial não ser assim tão grande, mas o caminho deve passar pelo que tu disseste:idea:
Já agora, quando foste verdascar, fizeste muito alcatrão? É que por exemplo para o WTC, a 1ª etapa é na serra da estrela e estou mesmo a pensar ir a rolar até lá... só que com pneus de tacos não me safo... Que pneus tens na tua mota?
Paulo Oliveira
Sat 18 de April de 2009, 23:31
olha lá...explica-me lá onde é que tu (nós) levamos isso tudo nas NOSSAS GS´s?....:blink::embaraço:
:embaraço: :embaraço: Bem eu levei isto e muito mais , mas no atrelado da minha LTsinha.
tbernardo
Sat 18 de April de 2009, 23:54
:embaraço: :embaraço: Bem eu levei isto e muito mais , mas no atrelado da minha LTsinha.
ah pois é.... e agora como é que é?????:huh:
Claudia Carvalho
Sun 19 de April de 2009, 09:54
ah pois é.... e agora como é que é?????:huh:
no meu caso.. eu tenho as malas Vario e o material que compro, já é a pensar no tamanho delas...por isso acho que vai lá entrar tudo que necessito:embaraço:!!
Quanto ao WTC...nada de malas, vou levar o material preso no apoio da topcase e parte do banco :smile:
whizzkidd
Mon 20 de April de 2009, 18:50
no meu caso.. eu tenho as malas Vario e o material que compro, já é a pensar no tamanho delas...por isso acho que vai lá entrar tudo que necessito:embaraço:!!
Quanto ao WTC...nada de malas, vou levar o material preso no apoio da topcase e parte do banco :smile:
Sempre é a melhor maneira de sacares cavalos...:lingua: :lingua:
Claudia Carvalho
Mon 20 de April de 2009, 19:20
Sempre é a melhor maneira de sacares cavalos...:lingua: :lingua:
Ah sim!!! era mesmo isso que estava a pensar!!! :wacko:
Luís N
Mon 20 de April de 2009, 23:13
Campismo e motociclismo,
Se calhar vou-me repetir aos colegas do fórum, pois eram já tantas as colaborações que não as li todas no entanto aí vai, é só filtrarem o que não interessa ou já é do conhecimento:
Campismo e motociclismo para mim estão intimamente ligados. Pois conhecem outro modo de dormir tão junto das nossas queridas motas?? :bigsmile:
Faço as férias com a minha mulher (Mariusa) na minha GS 1150 e na bagagem, para além do normal/comum a todos nós (roupas, objectos pessoais, etc) levamos ainda a casa de férias (tenda) e o Kit cozinha. Ou seja, muito raramente pago outro tipo de alojamento e muito raramente comemos fora.
Resultado: vamos muito longe com pouca despesa e contactamos ainda mais com a natureza. E se a coisa for bem feita a perda de conforto é mínima. Quanto ao equipamento básico e depois de ter experimentado quase tudo estabilizamos no seguinte:
· Tenda: aqui o importante é ser de 3 pessoas, possuir um razoável avançado e se possível duas entradas, à frente e atrás. De há 6 anos para cá usamos um modelo que se compra no Lidl por +/- 35 Euros. Satisfaz na íntegra.
· Sacos cama: 2 que se unem um ao outro e formam uma cama de casal. Um modelo de verão (mesmo dos mais fraquinhos, 10 ou 15º) e outro mais quentinho (penso que para 5 ou 6 graus). Normalmente os fechos de correr são compatíveis, mesmo de marcas diferentes. Não comprar tipo múmia. Como proceder: em noites mais quentes colocas o mais fresquinho para cima, em noites mais frias invertes e colocas o mais quentinho/pesado por cima. Isto é muito importante pois se levares apenas 2 sacos de cama de verão há-de haver uma ou outra noite em que, por certo, irás ter frio e se levares os dois de Inverno a bagagem fica muito volumosa.
· Colchão: durmo como em casa num belo colchão de 20 cm de espessura. Nunca sinto o chão, suas imperfeições ou temperatura, deixei de me preocupar muito com as pedras que ficam lá por baixo e mesmo em casos extremos (já me aconteceu) de inundações, a água/humidade nunca me chega à pele. Trata-se de um daqueles normais colchões de encher que se compram em qualquer hiper (+/- 20 Euros) quando despejado enrola-se junto com os sacos cama formando um só rolo. Para encher: tarefa cumprida sem qualquer esforço em menos de 1 minuto, para o efeito uso uma pequena bomba eléctrica, comprada também num hiper (+/- 12 Euros) cujos terminais adaptei para a ficha que liga directamente à tomada de corrente lateral da GS. Aumentei-lhe também o comprimento do fio para permitir encher o colchão dentro da tenda mesmo quando a moto está a vários metros. A questão dos furos, acontece raramente mas podes sempre levar um kit de remendos de bicicleta e resolver assim a situação, se não der, mesmo em viagem passas por um hiper e compras outro. Eu, em 6 anos gastei 2. Uma dica importantíssima, não expor ao sol (por exemplo, transportar enrolado em cima da top-case por longas horas) a borracha pura e simplesmente não aguenta. Eu transporto sempre enrolado junto com os sacos camas e protegido por estes.
· 1 Manta de piquenique – Muito leves e práticas de transportar, possuem uma face laminada que protege de qualquer humidade. Com +/- 2x2 metros basicamente dão para tudo, podes usar para comer, dormir a sesta ou simplesmente forrar o chão do avançado com elas. Custam à volta de 12 Euros cada, a minha, veio do Lidl. Enrolada e para transportar cabe no saco da tenda.
· Leds de cabeça - Muito práticos e as pilhas duram centenas de horas, na loja dos chineses encontra-se muita variedade por +/- 2,5 Euros cada. Dá ainda para leres o teu livro preferido à noite no aconchego da “casa”.
· 1 pequeno martelo. Dá muito jeito para espetar as estacas. É que às vezes os campings não têm muitas pedras e quando chegas à noite também é mais difícil procurá-las.
· Kit: fita isoladora + pilhas de reserva + cola super forte + canivete suíço + remendos para colchão.
· Máquina fotográfica: de pilhas AA, levo várias e pode-se sempre comprar mais. Evita que se leve qualquer carregador.
· Aparelho Inverter (pequeno): 12 Vdc para 220 Vac. Loja dos chineses +/- 15 Euros. Ligado na tomada eléctrica lateral da GS dá para ligar/carregar telemóvel e computador como em casa. Como computador, uso um pequeno Eee da Asus, menos de 1 kg, transporto junto com a roupa. Internet em qualquer lado, para além do habitual é muito útil para saber da previsão do tempo no próximo destino ou o que de interessante há lá para ver. Convém acrescentar que quase todos os campings da Europa possuem rede wireless.
· Kit de higiene pessoal e um par de chinelas (Havainas são as melhores).
· Sabão azul e branco e cordel para estendal de roupa.
· 2 bancos de pescador. Pequenos de 3 pés dobram-se e podem facilmente ser transportados em cima das malas laterais da GS. Custam à volta de 5 Euros cada naquelas lojas de conveniência tipo dos chineses. Uma alternativa para nos sentarmos quando a relva não é abundante.
A seguir envio o restante para quem, como nós, pretende levar a cozinha atrás...:bigsmile:
Até já.
Luís Nunes
Luís N
Mon 20 de April de 2009, 23:17
A parte gastronómica
Comida: raramente comemos fora, para quem se ajeita o campismos dá-nos a possibilidade de comermos sempre o que queremos, na quantidade que queremos e gastando como em casa. Por todo o lado e principalmente pela Europa fora os Hiper abundam à entrada de todas as cidades. Muito têm até comida já feita. E é fácil de imaginar a diferença de preços entre uma garrafa de bom vinho comprada num hiper ou no restaurante. Neste tipo de acompanhamento, posso-vos garantir que na minha tenda é sempre do bom e do melhor e isto ao preço das bicas do restaurante. E se acontecer um consumo para lá do recomendado, outra vantagem é que a cama está mesmo ali, “à mão de semear” Para quem quer cozinhar, temos então:
Pequeno fogão de campismo, usa cartuchos de gás dos mais pequenos que duram mesmo assim muito. Dá para fazer tudo com estes pequenos fogões, bifes, cozer batas, café, etc. O meu comprei há anos no Lidl (+/- 12 Euros e já com duas botijas de oferta). Convém transportarmos sempre um cartucho de gás de reserva.
Kit composto de vários tachos/panelas que se encaixam uns nos outro. Na Sportzone na secção de campismo/montanhismo, são da marca Campingás. Muito pequenos e fáceis de transportar.
Talher para 2 pessoas + 2 pratos + 2 copos e claro, o saca-rolhas.
Bolsa com vários temperos: hoje em dia há deles em pó para tudo, cebola em pó, alho em pó, etc.
Pequena garrafa de azeite: dá para tudo, cozinhar e temperar.
Guardanapos de papel e uma mini-toalha de mesa.
Uma pequena cafeteira para o café + café em pó. Nós não dispensamos.
Um kit esfregão + liquido lava-loiça concentrado (passa para uma pequena garrafa de plástico). Uma dica: no fim de lavarem a louça um método muito adequado de secagem consiste em colocá-la toda dentro de um saco de plástico, furado por baixo, e deixar a escorrer, por exemplo pendurado numa árvore ou no pisca da GS. No outro dia de manhã, ou passadas umas horas, está sequinha.
Arroz em saquetas. Muito prático, cada embalagem traz várias destas saquetas que normalmente dão para duas pessoas. É só colocar em água a ferver e depois passar para o prato.
Pelo menos uma refeição de reserva. Quando chegamos à noite ou os hiper estão fechados.
Acondicionamento - Pode parecer muita coisa, mas o facto é que mesmo com duas pessoas, como é o nosso caso, na GS e mesmo com viagens com duração às vezes superiores a 3 semanas, cabe tudo e ainda sobra algum espaço. Vai assim distribuída:
Minha roupa – saco de depósito; ainda dentro de um saco de plástico para o caso de chover.
Roupa/coisas da Mariusa (minha mulher) – Top-case, não sei exactamente de quantos litros mas é um modelo da Givi onde cabem dois capacetes integrais.
Cozinha – mala lateral maior.
Outros: Kit de primeiros socorros, 22 cl de óleo de motor + outras pequenas coisas, na mala lateral pequena (lado do escape). Aqui ainda sobra sempre espaço para as compras.
Tenda, sacos de cama e colchão – Em cima da top-case. Apliquei quatro pequenos olhais onde envolvo isto com elástico tipo aranha. As vezes ainda aí colocamos os casacos no verão e quando faz muito calor. Muito importante, pelo menos os sacos cama têm que ir protegidos numa embalagem que não meta água e para o caso de chover.
E pronto, tentei colocar aqui tudo, mas é natural que me tenha esquecido de algo pois nunca fiz nenhuma lista destas… e a esta hora da noite!!! Qualquer coisa/dúvida é só perguntarem.
PS 1 – Acrescento que existem muitos parques/campings bons por essa Europa fora e eu ainda continuo a eleger a boa sensação do colocar os pés descalços num relvado abundante e fresco de um qualquer camping dos Pirinéus ou Luxemburgo, após uma longa tirada de verão em que os mesmos suavam às estopinhas dentro da botas, como uma das melhores e mais refrescantes sensações. E depois, nunca é demais referir, dormimos sempre perto dela…
PS 2 – Quase me esquecia de algo que veio facilitar em muito a nossa vida. O GPS, o novo mapa Europa de 2009 (Garmin) traz gravados 8.000 campings. As primeiras versões ainda não os possuíam e eu tive que descarregar da net uma relação de 10.000 campings. Conhecem alguma cadeia de hotéis assim tão abundante? Um mimo. :fixe:
Saudações,
Luís Nunes.
whizzkidd
Tue 21 de April de 2009, 07:27
WOOOOOOW:blink::blink::surpresa::surpresa:
Temos expert...:smile:
Excelente descrição de todos os equipamentos......:love::bigsmile:
LRocha
Tue 21 de April de 2009, 08:42
Com todo aquele equipamento o Luís Nunes não irá de carro e está-nos aqui a dar conversa :notrust:
:bigsmile::bigsmile::bigsmile::bigsmile::bigsmile:
tbernardo
Tue 21 de April de 2009, 12:03
ainda falta pôr aí uma caixa de adesivos para o nariz para não ressonar :lol: :bigsmile::lingua:
obelix_xxi
Tue 21 de April de 2009, 13:03
...:fixe:
Saudações,
Luís Nunes.
eu acho que nem no carro conseguia levar tanta coisa!!! :lol: :lol: :lol:
Pedro Morna
Tue 21 de April de 2009, 23:47
Não teras confundido Mota com Defender?? É que o espírito é mais ou menos o mesmo...e de Defender acredito que leves isso tudo. Eu de Defender não preciso da tenda hehehhe
Luís N
Wed 22 de April de 2009, 08:53
Rapaziada... que tal mostrarem um pouco mais de respeitinho/consideração por quem gastou um serão a fazer-vos esta lista :mad2: :mad2:
É obvio que dá para levar tudo, é só uma questão de organização. Se não acreditam vejam aqui na foto anexa como fica.
obelix_xxi
Wed 22 de April de 2009, 08:57
Rapaziada... que tal mostrarem um pouco mais de respeitinho/consideração por quem gastou um serão a fazer-vos esta lista :mad2: :mad2:
É obvio que dá para levar tudo, é só uma questão de organização. Se não acreditam vejam aqui na foto anexa como fica.
Luís,
peço desculpa se fui mal entendido!:embaraço:
Eu é que aparentemente era incapaz de teoricamente organizar o rol de coisas que tu mencionas.
Obviamente que te estou (e penso poder dizer até que estamos) gratos pela dedicação e valor acrescentado que deste a este tópico.
Não entendas os comentários como depreciativos, mas antes como elogios "encapuçados", de pessoas que são aparentemente incapazes de fazer com esse grau de qualidade/ eficiência.
Novamente, desculpas se fui "infeliz" com o meu comentário.
Aquele abraço.
whizzkidd
Wed 22 de April de 2009, 09:30
Não se zanguem... Não vale apena...:smile:
obelix_xxi
Wed 22 de April de 2009, 09:31
Não se zanguem... Não vale apena...:smile:
Da minha parte não há zanga e penso que da do Luís tb não. Certo Luís??:mad2: :mad2: :mad2:
:lol: :lol: :lol:
whizzkidd
Wed 22 de April de 2009, 09:39
É melhor não se zangarem.... É que daqui a pouco andam menires pelo ar...:lingua::bigsmile::bigsmile:
obelix_xxi
Wed 22 de April de 2009, 10:08
É melhor não se zangarem.... É que daqui a pouco andam menires pelo ar...:lingua::bigsmile::bigsmile:
menires, romanos e pelo meio javalis!!!!!!!!!!!!!! :lol: :lol: :lol:
Pedro Morna
Wed 22 de April de 2009, 13:30
Eu estava a brincar como é óbvio......
Luís N
Wed 22 de April de 2009, 16:28
Pessoal, obviamente que da minha parte está tudo Ok. :smile:
Enganei-me na foto foi só isso...:fixe:
Agora sim, anexo a foto certa para verem como cabe tudo certinho!!!
Eu, a GS e a "Maria" numa bela e solarenga manhã de verão, no arranque para umas férias de 3 semanas que nos levaria à Grécia.
Estávamos para ir a Corfu, inspirados pela viagem que vi num site de um motociclista chamado Pierre Sousa Lima, que não conheço pessoalmente mas constatei à pouco também fazer parte deste fórum e a quem aproveito para desde já saudar. Muito bom e inspirador o seu site.:smile: :smile:
Acabamos por não ir a Corfu, pq perdemos o barco devido a um furo que nos "prendeu" 3 dias em Roma :bigsmile: :bigsmile:
Mas demos um belo passeio por lá "continente grego" onde chegamos até Atenas.
Abraços,
LN
Luis Acciaioli
Thu 23 de April de 2009, 02:04
Estive à pouco tempo na Sport Zone e fiquei surpreendido com o preço agradável do material de campismo.
Comprei uma tenda simples por 19€, cabem 2 pessoas, só tem quatro estacas e fica em pé sem elas.
Vi sacos cama a 9€, colchões a 12€, uns sacos impermeáveis impecáveis, etc.
Acredito que a qualidade seja inferior ao Decathlon mas para quem tem um orçamento apertado pode ser uma solução.
whizzkidd
Thu 23 de April de 2009, 07:41
Aos sacos cama atenção às temperaturas....:smile:
LRocha
Thu 23 de April de 2009, 08:36
Luís,
peço desculpa se fui mal entendido!:embaraço:
Eu é que aparentemente era incapaz de teoricamente organizar o rol de coisas que tu mencionas.
Obviamente que te estou (e penso poder dizer até que estamos) gratos pela dedicação e valor acrescentado que deste a este tópico.
Não entendas os comentários como depreciativos, mas antes como elogios "encapuçados", de pessoas que são aparentemente incapazes de fazer com esse grau de qualidade/ eficiência.
Novamente, desculpas se fui "infeliz" com o meu comentário.
Aquele abraço.
Luís Nunes
Faço minhas as palavras do Obelix xxi :embaraço:
Também eu ao ver tais listas fiquei com dúvidas, acreditando, no entanto, que com paciência, muita paciência, se consiga levar todo aquele material.
LRocha
TodayAdventure
Thu 23 de April de 2009, 10:00
O tópico já se alargou a outros assuntos que extravasam o material de campismo, mas em relação a listas de viagem eu sou um "crente" nestas linhas mestras (que procuro praticar):
- o material que precisamos para fazer uma viagem de 2 semanas é basicamente o mesmo que precisamos para fazer uma viagem à volta do mundo. A única coisa que difere é normalmente o stock de peças de substituição que é recomendável para uma viagem longa.
- é muito importante escolher criteriosamente o que se leva (distinguindo o essencial do acessório), e ter atenção com o volume e peso do que se leva (vai-se aprendendo com os erros sucessivos que se fazem nas pequenas viagens), mas se tivermos em consideração estes dois factores a lista de material que se consegue levar é enorme e surpreende os mais cépticos.
A experiência é tudo! Já vi o Carlos Azevedo (viajante luso bem rodado) e o Grant (do portal Horizons Unlimited) fazerem apresentações detalhadas, em contexto informal, de conselhos sobre bagagem a levar em viagem e fiquei convencido que "cabe tudo" se "tivermos cabecinha" a escolher bem o tamanho e peso de cada item. Tenho a certeza que estes conselhos integram o "Curso de Overlander" que a malta da MotoXplorers está a disponibilizar na sua oferta!
Zé Paulo.
tbernardo
Mon 08 de June de 2009, 19:42
O meu básico....:lingua::
http://img194.imageshack.us/img194/9048/004aiq.jpg
paulo barroso
Tue 09 de June de 2009, 09:13
O meu Básico...
http://www.hotelcinquegiornate.it/img/milan_hotel.jpg
Elsyr
Tue 09 de June de 2009, 09:18
Já vi que o Paulo tem mais queda para o Campismo, pois se repararem existe natureza em todas as mesas :lol: :lol:
um abraço
Rui
tbernardo
Tue 09 de June de 2009, 16:39
O meu Básico...
http://www.hotelcinquegiornate.it/img/milan_hotel.jpg
:lol: :bigsmile: :lol: :bigsmile: :lol: :bigsmile: :lol: :bigsmile: :lol: :bigsmile: :lol:
A tenda é modelo DUBAI ou EMIRATES SPECIAL?
TodayAdventure
Tue 09 de June de 2009, 17:36
O meu básico....:lingua::
É mesmo o básico, apesar de ser um básico de muito boa qualidade!
A duplicação de colchões até entendo ;), mas com tantas tendas para uma família tão grande, não arranjaste um colchãozinho para os outros?? :lol:
Zé Paulo.
tbernardo
Fri 12 de June de 2009, 22:26
É mesmo o básico, apesar de ser um básico de muito boa qualidade!
A duplicação de colchões até entendo ;), mas com tantas tendas para uma família tão grande, não arranjaste um colchãozinho para os outros?? :lol:
Zé Paulo.
Só lá está uma tenda pá...os verdes são sacos-cama:lingua:
whizzkidd
Sat 13 de June de 2009, 09:49
Bem... Nem preciso de por as fotos do meu básico... Basta olhar para o do Bernardocas....:lol: :lol:
Acho que só a cor do saco cama é que é diferente, e a tenda é a T3... A minha é maior que a tua, toma toma...:lingua:
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.