Ver versão completa : Pneus Off Road
luisvic
Mon 03 de July de 2006, 17:32
Umas perguntas a quem saiba responder cabal e eficazmente:
Quais os cuidados e limitações na condução em alcatrão de uma, por exemplo, maxi trail equipada com pneus off road?
Quais as melhores marcas e modelos de pneus off road para uma GS?
luis pereira
Mon 03 de July de 2006, 18:37
Boas Luis.
As limitações destes pneus são essencialmente em curva(menor superficie do pneu em contacto com o asfalto devido ao facto do mesmo ser "cardado")
Algum desconforto na condução devido ao piso dos pneus.Têm por norma um desgaste mais rápido, que um pneu pensado exclusivamente para asfalto.
Em termos de marcas recomendo-te a continental e o seu clássico TKC80 (pneu utilizado pela BMW nas suas escolas de off-road)
jdivision
Mon 03 de July de 2006, 19:52
Os pneus de tacos não são pensados para serem utilizados em estrada e como o Luís Pereira disse, o desgaste é muito maior e a aderência em curva é bastante inferior devido à menor superficie de contacto.
O facto de não serem pensados para rolarem alcatrão não significa que não possam ser usados nesse piso, como podes ver pela foto em anexo. ;)
luisvic
Mon 04 de September de 2006, 11:25
Agora já sei mais qualquer coisa sobre este assunto.
Existe um pneu, o Continental TKC80 que é usado pelos "craques" do off road, e que se adapta perfeitamente à circulação em asfalto com excelente aderência em seco e chuva, com durabilidades entre os 12.000/15.000 km, e que para além disso é do melhor que existe em termos de aderência em pisos moles, lama areia, bem como terra.
Quando se circula em pisos moles deve retirar-se ar dos pneus, aconselhados entre 0.8 e 1 bar.
Como existe sempre o perigo do pneu frontal poder desta forma descolar da jante, há quem use câmara de ar no pneu da frente e tubless atràs.
Estas opiniões foram transmitidas por membros dos Nomades.
jdivision
Mon 04 de September de 2006, 11:43
Existe um pneu, o Continental TKC80 que é usado pelos "craques" do off road (...)
O Luís já te tinha indicado essa informção em Julho. :smile:
Em termos de marcas recomendo-te a continental e o seu clássico TKC80 (pneu utilizado pela BMW nas suas escolas de off-road)
luisvic
Mon 04 de September de 2006, 11:49
pois:embaraço: :embaraço: :embaraço: eu é que sou um distraído do caraças.:wacko:
Gandalf
Tue 05 de September de 2006, 19:59
Existe um pneu, o Continental TKC80 que é usado pelos "craques" do off road, e que se adapta perfeitamente à circulação em asfalto com excelente aderência em seco e chuva, com durabilidades entre os 12.000/15.000 km, e que para além disso é do melhor que existe em termos de aderência em pisos moles, lama areia, bem como terra.
Quando se circula em pisos moles deve retirar-se ar dos pneus, aconselhados entre 0.8 e 1 bar.
Como existe sempre o perigo do pneu frontal poder desta forma descolar da jante, há quem use câmara de ar no pneu da frente e tubless atràs.
Luís
Atenção as duas limitações importantes na utilização em asfalto.
O desgaste excessivo devido à maior abrasão dos betuminosos e ao pneu atingir temperaturas mais altas que em terra. Apenas devem ser utilizados em velocidade relativamente moderada para não sobreaquecerem.
O desconforto devido ao formato do rasto, vais sentir as vibrações produzidas pelos "tacos", mesmo numa BMW.
Jorge Ferreira
Rui Barbosa
Thu 21 de September de 2006, 13:43
Aí está... Continental TKC 80 para a Queen Mary...
Algumas dificuldades da parte do importador para arranjar o pneu dianteiro:confundido: o motivo é o diametro da jante da F650GS (19'), não sendo a minha modelo Dakar (21').
Não tarda muito está pronta para começar a comer gravilha.
thunderwalk
Thu 21 de September de 2006, 20:23
à grande rui!!!!
venha de lá essa terra, lama, gravilha e areia!!!
Rui Barbosa
Sun 08 de October de 2006, 19:05
Após as primeiras "apalpadelas" com os pneus TKC 80 no asfalto, posso afirmar que são uma agradavel surpresa.
Não fazem ruido, são tão confortaveis como os Tourance (Por exemplo) e mais importante, transmitem uma excelente seguraça a curvar (em piso seco, ainda não testei em chuva).
A minha opinião é até agora muito positiva pelo que gostava de partilhar convosco esta questão.
Nota: Estes pneus "montados na F650GS" já rolaram em auto-estrada, cidade e terra.
luisvic
Sun 08 de October de 2006, 19:28
Estava para a abrir um tópico sobre este assunto, mas o meu amigo, e muito bem já o fez.
Também para mim estes pneus que montei na minha GS 1150 foram uma mais que agradável surpresa. Depois dos primeiros km em alcatrão com o "credo na boca" no final do dia de hoje já nem me lembvrava que eles lá estavam.
Em alcatrão
Ruído - Práticamente inexistente
Conforto - O mesmo que os Tourance que lá estavam antes
Segurança - Após os primeiros km com muito cuidado, e ganhando confiança, passam a fazer o mesmo que quaisquer outros, se bem que existe um "puxar" da direcção para dentro das curvas, estranho de inicio, mas que depois é dado adquirido e não tem qualquer consequência.
Manobras - Nas manobras a baixa velocidade e em pisos lisos, nota-se bem que lá estão através de um ligeiro saltitar da moto.Em terra e areia
Segurança - Inpensável. A moto parece outra. Ao fim de 1/2 hora parece que se está a curvar com qualquer touring no alcatrão. Mesmo a curvar a velocidades elevadas para terra, a moto não foge nem um bocadinho. Parece que está grudada ao chão. Na areia deixei de sentir aquele fugir quer da frente quer da traseira, caracteristico dos pneus de estrada nestas andanças. Mas também andei só cerca de 2 km nos caminhos de areia do Guincho e a baixa velocidade. Segundo os entendidos para andar bem na areia deve retirar-se entre 0.8 e 1 bar de pressão aos pneus.Resumindo, recomendo a todos os possuidores de GS e que gostem de dar uns passeios off road, a montagem destes pneus. Se as GS são para usar exclusivamente como motas de Turismo e Cidade, então não vale a pena.
Antonio José Costa
Mon 09 de October de 2006, 11:00
Meus amigos vós os pica miolos digam lá qual é o melhor sitio €€€€€€ para meter uns pneus TKC 80 na minha GS.
luisvic
Mon 09 de October de 2006, 11:07
Motomil em Almada.
Antonio José Costa
Mon 09 de October de 2006, 11:32
Telefonei para lá e deram-me sopa.
não têm não trabalham com a continental tinham que telefonar para o importador para saber o preço.....
olha desisti.
falei com o senhor Filipe Guerreiro.
ve lá se tu consegues outra resposta mas não digas quem és.
já agora telefona-me que eu perdi os telefones todos do pessoal
Rui Barbosa
Mon 09 de October de 2006, 12:04
TóZé,
Liga para o Vitor Marinho, Tm 96 311 35 71 (diz que vais da minha parte)
Abraço
Antonio José Costa
Mon 09 de October de 2006, 15:08
Rui o preço que ele faz é o mesmo da auto Santa Marta.
na Motomil custam menos 50€ ( fr e tr)sem descontos especiais dado ser um pneu que eles normalmente não vendem.
poderão baixar maís 5 ou 10% se começarem a ter mais procura.
Rui Barbosa
Mon 09 de October de 2006, 21:18
Rui o preço que ele faz é o mesmo da auto Santa Marta.
na Motomil custam menos 50€ ( fr e tr)sem descontos especiais dado ser um pneu que eles normalmente não vendem.
poderão baixar maís 5 ou 10% se começarem a ter mais procura.
E esta hemmm????:confundido:
Acho que fui enganado!!!! Já começa a ser habito:mad2:
luisvic
Mon 09 de October de 2006, 21:53
Os "velhinhos" bem vos dão conselhos..............mas a juventude é surda. Mas felizmente que é assim :lol: :lol: :lol:
Luís Caetano
Sat 14 de October de 2006, 15:30
A Metzeler apresenta o novo pneu MCE Karoo (T), um pneu do segmento Enduro On/Off.
Desenvolvido para uma utilização principalmente de estrada, o MCE Karoo (T) possui um piso cuja geometria e distribuição foram desenvolvidas para optimizar o funcionamento com sistema ABS e para diminuir o ruído. O MCE Karoo (T) é o pneu recomendado pela BMW para as suas motos.
Este pneu está disponível em Portugal, nas medidas 140/80 - 17; 150/70 - 17; 90/90 - 21 e 110/80 - 19, com preços que certamente beneficiarão o utilizador.
Tirado de www.motonline.pt (http://www.motonline.pt)
Não me acredito, pelo desenho do piso, que sejam principalmente para estrada!
Quase de certeza que vão ser os meus próximos pneus! São os pneus que a HP2 traz de origem, pode ser que queira dizer alguma coisa...:fixe:
A principal vantagem em relação aos TKC80 a meu ver é o preço: mando-os vir da Alemanha por 150€ já com portes!
Imagino que de resto sejam idênticos.
Os que tenho actualmente para TT são os normais Karoo, mas são demasiado radicais para estrada, embora sejam um sonho na lama!:bigsmile:
Dado o "estranho" mercado de preços de pneus em Portugal, eu gostava de sugerir, se não for indescrição ;) , que colocássemos o preço dos pneus TT que compramos!
A minha contribuição:
Metzeler MCE Karoo: 140€ já com portes, vindos da Alemanha (em Portugal faziam-me por 240€:wacko: )
Infelizmente, para as GS's (excepto a Dakar que tem roda 21"), as opções para TT são apenas os Continental TKC80, Metzeler MCE Karoo e Karoo (T)
Aqui fica o link internacional destes pneus:http://images.google.pt/imgres?imgurl=http://www.metzelermoto.com/MEDIA/TyreCatalog/17300004_Karoo%26T_r.jpg&imgrefurl=http://www.metzelermoto.com/en_86/tires/template_categorie.jhtml%3Fselected%3Ddesc%26catid %3D86OFFRO%26productid%3D16781%26nome%3DMCE_KAROO_ /_MCE_KAROO_(T)&h=196&w=248&sz=15&hl=pt-PT&start=1&tbnid=bS30L3jpqZJLeM:&tbnh=88&tbnw=111&prev=/images%3Fq%3Dmetzeler%2Bkaroo%2B(T)%26svnum%3D10%2 6hl%3Dpt-PT%26lr%3D%26sa%3DG
P.S. - A foto que arranjei, é o Karoo do lado esquerdo e Karoo (T) do lado direito
luisvic
Sun 15 de October de 2006, 10:36
Fica aqui o preço dos meus Continental TKC 80, montados na Motomil em Almada
150/70 - 151.65 euros
110/80 - 85.69 euros
Valores com IVA incluído.
Antonio José Costa
Mon 16 de October de 2006, 10:12
150/70 - 151.65 euros
110/80 - 85.69 euros
foste engrupido!!!!!
confere lá bem o preço que pagaste!!
os meus ficaram bem mais baratos deve haver algum engano da tua parte, se calhar não contabilizaste o desconto final
Rui Barbosa
Mon 16 de October de 2006, 12:39
150/70 - 151.65 euros
110/80 - 85.69 euros
:confundido: :confundido: :confundido: :blink: :blink: :blink: :wacko: :wacko: :wacko:
Luís Caetano
Tue 17 de October de 2006, 11:21
foste engrupido!!!!!
confere lá bem o preço que pagaste!!
os meus ficaram bem mais baratos deve haver algum engano da tua parte, se calhar não contabilizaste o desconto final
:blink: :blink: :blink:
Cá no Porto, o importador pede 270€ pelo set de TKC80 sem montagem...
Expliquem lá isso melhor sff!:oh:
Antonio José Costa
Tue 17 de October de 2006, 11:30
:blink: :blink: :blink:
Cá no Porto, o importador pede 270€ pelo set de TKC80 sem montagem...
Expliquem lá isso melhor sff!:oh:
Eu passo a explicar
Montei na motomil na minha gs1100
Pneu tkc80 Twinduro 150/70
110/80
preço total com montagem e tudo o que temos direito.....214,97€
não é engano meu, estou a olhar para a factura neste momento:fixe: :fixe: ,eles têm que encomendar os pneus demoram dois dias mas podemos sempre faze-lo ppor telefone desde que mensionemos que pertencemos á comunidade CKLT
um abraço
Luís Caetano
Tue 17 de October de 2006, 13:50
Épa, mas isso é um excelente preço, nem mandando vir de fora!:surpresa:
Vou ver o que consigo cá no Porto...:notrust:
luisvic
Tue 17 de October de 2006, 14:33
Peço desculpa pelo meu engano. Esqueci-me de contabilizar o desconto de 10%.:bigsmile:
Portanto o preço é igual ao do Tozé.
josé cruz
Tue 17 de October de 2006, 16:54
Meus queridos amigos tou a vêr o que se pode fazer aqui no Porto com os meus contactos técnicos, com os pneus para a LT consegui bastante mais barato, agora estes não sei, depois digo algo.
luisvic
Tue 17 de October de 2006, 18:37
Meus queridos amigos tou a vêr o que se pode fazer aqui no Porto com os meus contactos técnicos, com os pneus para a LT consegui bastante mais barato, agora estes não sei, depois digo algo.
Pois............mas infelizmente nós não temos os sacos lacrimais do tamanho dos teus :lol:
luisvic
Sun 29 de October de 2006, 18:56
Agora que já lá vão 1.000 km andados com os meus TKC 80 na GS 1150, posso dizer absolutamente convencido que não estou nada arrependido.
Fora de estrada provaram ser umas verdadeiras máquinas de cavar. Muito dificilmente haverá outros pneus com igual compromisso para todo o tipo de pisos off road. Mas nisto como não sou entendido, não me alargo mais.
Em asfalto. aí é que veio a verdadeira surpresa. Ao principio, não desminto que comecei a circular sempre com o credo na boca, bons apertos nos travões antes das entradas em curva, inclinações suaves a velocidades moderadas e sempre em tensão à espera de a roda de trás se ir embora de repente.
Os km foram passando, propositadamente fui alargando os limites e percebendo que ainda não era ali o limite deles.
Como sempre nisto das motos, a verdadeira prova dá-se quando menos se espera e quando não vamos concentrados a aguardar alguma reacção da moto.
Ontem, à entrada de Casa Branca, a descer, descontraidíssimo e distraído com a lama que ia vendo saltar da mota nos retrovisores, entro numa curva que até parecia suave e de repente aquela sensação de ver o traço continuo a aproximar-se da roda da frente. Toca a deitar a mota, deitar, deitar, (as opções nestes caso são 3, ou sais em frente, ou a mota vai-se embora de rojo, ou faz-se a curva se os pneuzitos aguentarem) e os TKC 80 mantiveram-se firmes e colados ao asfalto.
Foi a prova dos noves ou final e concluo daqui que os limites destes pneus estão para além dos meus limites mesmo em situações de maior aperto.
Rui Barbosa
Sun 29 de October de 2006, 19:07
Assino por baixo, ou seja, inteiramente de acordo, são uma verdadeira surpresa pela positiva.
No asfalto ja nem me lembro que uso "tacos".:fixe:
Luís Caetano
Mon 27 de November de 2006, 02:10
Ainda não tive nenhum dia de piso seco desde que meti os TKC! (dia 16)!:mad2:
Mas tá visto que não são maus em chuva, bem melhores que os Karoo, e em terra muito bons, quase tão bons como os Karoo!
Em relação a Tourance's e afins, posso dizer que se ganha mais em terra do que se perde em estrada!:idea:
Espero fazer o inverno todo com eles, uns 10.000km até antes da Páscoa!:smile:
Filipe Elias
Mon 27 de November de 2006, 10:15
Experimentei os TKC80 na minha GS à cerca de 3 anos no primeiro Passeio Off-Raod do Moto Clube do Porto para Trails no Gerês. O pneu é fantástico e só perde para o Tourance no alcatrão molhado. Requer um período de habituação e tal como o LuisVic disse, ao inicio não conseguimos entender logo o seu limite, TKC em alcatrão tem um limite muito acima do que se pode imaginar para um pneu com "tacos". É um óptimo compromisso para que faça alguma terra. Também já tive o Karoo que é melhor na terra mas perde muito no asfalto, no entanto a Metzeler acabou de lançar um novo com tacos maiores, o Karoo(T). Para quem não tem experiência eu aconselho sem duvida o Tourance.
thunderwalk
Mon 27 de November de 2006, 10:55
è de facto um pouco dificil entender até onde os TKC80 vão, por isso para já e com os meus 400kms com eles prefiro ficar nos meus limites, que vão sendo corrigidos aqui e ali. ainda este fim de semana, na A4 e no IP4, seguia eu uma perseguição atrás do Zé Cruz, pois viu passar na Area de Serviço e a mota a cada curva decidia fazer um pouco de slide, ok o alcatraão estava bem molhado... não é que a adrenalina não fosse boa, mas o alcatrão e o rails estão lá....
Por isso em estrada e pessoalmente falando encontro algumas diferenças, entre o tourance... Mas em Terra a louça já e outra...
Antonio José Costa
Mon 27 de November de 2006, 11:05
è de facto um pouco dificil entender até onde os TKC80 vão, por isso para já e com os meus 400kms com eles prefiro ficar nos meus limites, que vão sendo corrigidos aqui e ali. ainda este fim de semana, na A4 e no IP4, seguia eu uma perseguição atrás do Zé Cruz, pois viu passar na Area de Serviço e a mota a cada curva decidia fazer um pouco de slide, ok o alcatraão estava bem molhado... não é que a adrenalina não fosse boa, mas o alcatrão e o rails estão lá....
[html]
Por isso em estrada e pessoalmente falando encontro algumas diferenças, entre o tourance... Mas em Terra a louça já e outra...
Pois se não houvesse diferenças para que é que tu querias 2 tipos de pneus:lol:
Rui, continental e piso molhado a abrir em curva pode dar mau resultado
com piso seco é outra coisa mas não esqueças que eles têm a letra H por isso o limite de velocidade é 160km/h.
luisvic
Mon 27 de November de 2006, 11:32
Após ter vindo a ler todas as nossas dissertações sobre pneus com e sem tacos, é preciso que quem começa agora a andar de moto tenha presente uma coisa muito importante.
Todas as opiniões aqui expressas sobre a aderência dos pneus de tacos no asfalto, são originadas das experiências pessoais de cada um, desde muito pouca experência como no meu caso, até á dos craques do off road que dominam as suas máquinas como bem querem e que também já há aqui muitos.
Diz-me no entanto o bom senso, que NUNCA um pneu de tacos terá a mesma aderência em asfalto seco ou molhado, que um pneu de estrada.
Deixo portanto aqui um apelo aos iniciados na condução de motos, para que usem o seu bom senso e ganhem primeiro experiência a conduzir e dominar as suas motos com pneus que lhes ofereçam um grau elevado de segurança nas multiplas situações dificeis que certamente irão encontrar pela frente, e que só depois partam para situações mais radicais.
De maus exemplos estamos cheios e a vida não se esgota num dia. Evoluam com segurança e com a rapidez adequada às caracteristicas de cada um.
Paulo Teixeira
Mon 27 de November de 2006, 21:01
Luis, excelente comentário, e concordo 100% contigo.
Luís Caetano
Mon 27 de November de 2006, 23:37
Diz-me no entanto o bom senso, que NUNCA um pneu de tacos terá a mesma aderência em asfalto seco ou molhado, que um pneu de estrada.
Aí está uma verdade indiscutível!
No entanto, e para motos como transalp's que têm roda 21', entre pneus como Bridgstone baratos mistos estradistas e os TKC, acreditem que são muito semelhantes! Também não é à toa que custam o dobro...
Deixo aqui um teste algo antigo, mas que já aparecem os Tourance:
http://www.webalice.it/a.vremec/moto/gommetest.htm
Dá gosto ver o gajo da F650 a curtir!:bigsmile: (Até parece a Patrícia quando raspa com o descanso da dela no chão...:lingua: :lingua: :lingua: )
P.S. - Os Bridgstone de que falo não são os do teste!
Ve-se que os Anakee ganham aos TKC por 31% mais em desempenho total. No entanto não deixa de ser curioso os Anakee ganharem apenas por 15% no molhado aos TKC e estes, por sua vez, ganharem aos TW, Contiescape e Avon...
Como é óbvio, isto são teste que não sabemos até que ponto são imparciais, mas acho que dá para ter uma ideia!:idea:
Ricardo Polónio
Tue 28 de November de 2006, 22:24
E os Enduro 1, Enduro 2 e Enduro 4 da Metzeler???
Alguém já os experimentou?
RJMAndrés
Mon 11 de December de 2006, 22:51
ja tive uns enduro4 na minha R850GS.
a nivel de aderencia sinto que são semelhantes aos tourance que tenho actualmente. à coisa de 4 meses tentei comprar uns para substituir devido a furo e fui informado que foram descontinuados, não sei sinceramente se corresponde à realidade. tempos de desgaste e durabilidade são equivalentes aos tourance, pelo menos no meu caso :smile:.
cumps.
Hans Freitass
Mon 11 de December de 2006, 23:12
Após ter vindo a ler todas as nossas dissertações sobre pneus com e sem tacos, é preciso que quem começa agora a andar de moto tenha presente uma coisa muito importante.
Todas as opiniões aqui expressas sobre a aderência dos pneus de tacos no asfalto, são originadas das experiências pessoais de cada um, desde muito pouca experência como no meu caso, até á dos craques do off road que dominam as suas máquinas como bem querem e que também já há aqui muitos.
Deixo portanto aqui um apelo aos iniciados na condução de motos, para que usem o seu bom senso e ganhem primeiro experiência a conduzir e dominar as suas motos com pneus que lhes ofereçam um grau elevado de segurança nas multiplas situações dificeis que certamente irão encontrar pela frente, e que só depois partam para situações mais radicais.
De maus exemplos estamos cheios e a vida não se esgota num dia. Evoluam com segurança e com a rapidez adequada às caracteristicas de cada um.
...
Comentários como este são importantíssimos e valiosíssimos num site como o nosso!
São próprios das pessoas que, tendo experiência, a sabem partilhar com os outros.
Este nosso moderador vale ... ouro.
Parabens Luís
João (Hans)
(Espero contar sempre com as tuas orientações ... oficialmente ou oficiosamente)
VINICIO DUARTE
Tue 12 de December de 2006, 08:55
É verdade, senão já se usariam esses pneus no Moto GP.
humbertobmw
Tue 26 de June de 2007, 23:55
Caros,
Em relação aos pneus em titulo, já os usei a todos na minha 1150GS e digo q foi uma pena os Enduro 4 terem acabado pq eram uns pneus excelentes (acho q "queimei" 3 pares ), estou a usar os Tourance de novo agora e acho-os excelentes tanto em piso seco como no molhado.
Tenho uns Karoo na garagem em meio uso e gostei destes na terra e devo dizer q no asfalto, passada a habituação inicial fiquei bem impressionado. Não tenho muita experiência com eles no molhado no entanto... aconselho cautela !!!
Nunca usei TKC 80 mas alguns amigos dos Nomads dizem maravilhas dos ditos, e pelo q já aqui foi dito, confirma-se q são bons... pena os preços q se praticam e ainda a disponibilidade no mercado... parece q veêm a conta gotas... ninguém investe a sério para os trazer para Portugal a um preço razoavel, mas em Espanha são bem mais baratos... ouvi dizer!?
Cumps,
Humberto
rsgoldseller
Sun 17 de May de 2009, 22:50
theshadow (http://www.getablog.net/theshadow/) tookanap (http://www.getablog.net/tookanap/) eattheegg (http://www.getablog.net/eattheegg/) thetreetop (http://www.getablog.net/thetreetop/) climbedthetree (http://www.getablog.net/climbedthetree/)
vBulletin v3.5.4, Copyright ©2000-2010, Jelsoft Enterprises Ltd.